Câmeras

Conheça a nova Canon EOS R5

Que tal uma nova câmera mirrorless de 45 Megapixels que também grava vídeos em 8K? Essa é a promessa da nova Canon EOS R5.

Na realidade a EOS R5 veio para manter a imagem da Canon como uma empresa de ponta no campo da fotografia. Por isso seu maior destaque é a possibilidade de gravar vídeo em surpreendentes 8K, apesar de muitas críticas que já estão surgindo no mercado.

É também uma câmera muito rápida tendo a capacidade de gravar imagens fixas em até 20 quadros por segundo com disparador eletrônico ou 12 quadros por segundo com o mecânico.

Canon EOS R5

Sobre a EOS R5

Suas características principais são as seguintes:

  • Sensor: formato Full frame do tipo CMOS Dual Pixel de 45 MP;
  • Resolução máxima da imagem: 8192 x 5464 pixels
  • Sensibilidade: ISO 100 a 51200 (50 a 102400 expandido)
  • Vídeo: 8K, com opção para Raw ou 10 bits 4: 2: 2 C-log ou HDR PQ; 4K / 120p ou 4K com até 30p;
  • Auto Foco: Sistema Dual Pixel II AF com 100% de cobertura do sensor, 1053 pontos e aprendizado de máquina para percepção de humanos e animais;
  • Estabilização de imagem: IBIS interna de 5 eixos (sensor shift) auxiliada por sistemas IS das objetivas Canon, para redução máxima de vibração de 8 stops;
  • Velocidade de disparo: máximo de 12 Fps (quadros por segundo) com obturador mecânico e 20 Fps com obturador eletrônico;
  • Velocidade máxima do obturador: 1/8000 seg (mecânico ou eletrônico);
  • Visor eletrônico: EVF OLED de 5,76 milhões de pontos com taxa de atualização máxima de 120 fps;
  • Tela traseira: totalmente articulada de 3.2″ polegadas sensível ao toque, com 2,1 milhões de pontos;
  • Armazenamento: 1 slot CFExpress, 1 slot SD UHS-II;
  • Resistência à intempéries: mesmo nível da DSLR Canon EOS 5D Mark IV;
  • Conectividade: 2.4/5 Ghz Wi-Fi, protocolo FTP e Bluetooth;
  • Conectores externos: USB 3.2 Gen 2 (10 GBit/sec) com carregamento de bateria, Microfone, micro HDMI, Headphone;
  • Bateria: LP-E6NH lithium-ion
  • Autonomia da bateria: 320 fotos usando EVF (padrão CIPA);
  • Peso (incluindo baterias): 738 gramas
  • Dimensões: 138 x 98 x 88 mm
Canon EOS R5
Vista superior da EOS R5
Canon EOS R5
Vista traseira da EOS R5

Mais sobre a Canon EOS R5

Um detalhe importante é que a EOS R5 vem com um sensor projetado pela própria Canon. Ele é do tipo CMOS com 45 Megapixels e vem acompanhado com o mesmo processador Digic X da Canon EOS 1DX Mark III. É um conjunto de processamento de imagem arrasador, apesar do sensor não ser o de maior resolução do mercado.

Mesmo assim esse conjunto possibilita que a EOS R5 use o novo sistema de Auto Foco Dual Pixel CMOS AF II. O sistema oferece 100% de cobertura da área de foco composta por 1.053 zonas AF selecionadas automaticamente. O sistema possui novos algoritmos de rastreamento de AF com inteligência artificial. Isso faz com que o novo sensor e o processador Digic X consigam excelente desempenho de Foco Automático. E a detecção de cabeça e olhos nos assuntos fotografados também identifica agora cães, gatos e até pássaros.

Canon EOS R5
O design da EOS R5 segue o da linha de câmeras mirrorless Full frame da Canon

Outro detalhe importante é que a nova câmera vem com estabilização de imagem incorporada (IBIS) de 5 eixos, uma novidade para a Canon. O sistema trabalha com a estabilização de imagem que algumas lentes da Canon apresentam internamente o que proporciona até oito paradas de correção de vibração em alguns casos. Em princípio você deve conseguir fotografar até no escuro com a nova câmera…

E é bom lembrar que o design da câmera segue o da linha EOS mirrorless, o que parece ter sido bem aceito por muitos usuários. 

Sobre o mercado

A EOS R5 já está à venda no mercado internacional por cerca de US$ 3899,00 dólares apenas o corpo. Existe também um kit de US$ 4999,00 dólares que vem com a lente Canon RF 24-105 mm F4L.

É bom lembrar que a nova mirrorless foi projetada para o mercado profissional e de amadores avançados, daí sua categoria de preço.

Na realidade, apesar do 5 no nome dessa câmera, a Canon colocou o equipamento em um nicho superior em preço ao que a DSLR EOS 5D Mark IV ,lançada em 2016, já ocupava. Fica difícil assim dizer que a EOS R5 seria uma sucessora da DSLR anterior da marca. Apesar disso, se a 5D era sua Canon preferida, pode ser que tenha interesse na nova EOS R5.

Aliás, de acordo com alguns rumores, a 5D Mark IV será a última de sua linhagem, sendo que a Canon teria abandonado os planos para uma Mark V. Será?

Canon EOS R5
Nova Canon EOS R5 com sensor Full Frame à mostra

Polêmicas

Pouco depois das primeiras unidades da Canon EOS R5 chegarem as mãos de alguns usuários, uma notícia surgiu na internet: ao gravar vídeo em 4k e, principlamente 8k, a câmera sofria super aquecimento!

A gritaria foi tão grande que o canal Dpreview fez um teste exclusivo sobre o tema. Eles chegaram a conclusão de que, apesar da qualidade do equipamento, ele não seria ideal para ser usado como uma câmera de vídeo principal em algum trabalho. Isso porquê não seria possível filmar com a EOS R5 por longos períodos de tempo por causa do aquecimento e pelo longo período de resfriamento necessário entre as tomadas de cena… Puxa!

Enfim, vamos esperar o fim dessa pandemia para ver se a nova Canon EOS R5 chega aqui no Brasil. Se demorar muito talvez essa questão do superaquecimento da câmera já tenha sido resolvido.

One thought on “Conheça a nova Canon EOS R5

Deixe uma resposta