NotíciasSoftware

Adobe atualiza Photoshop para comemorar aniversário

Para comemorar o aniversário de 30 anos do lançamento do Photoshop, a Adobe acaba de anunciar uma atualização para as versões desktop e iPad do famoso software de edição de imagens.

A atualização é cheia de novidades e envolve alguns dos recursos mais utilizados e importantes para fotógrafos, como o preenchimento com reconhecimento de conteúdo e seleção de objetos.

Photoshop para Windows e Mac

Em primeiro lugar, a função de “preenchimento com reconhecimento de conteúdo” está muito mais sofisticada. A janela de trabalho da função permite agora fazer várias seleções e aplicar vários preenchimentos ao mesmo tempo. E isso tudo sem precisar aplicar a função para ver o resultado da imagem final. Isso reduz em muito o tempo de trabalho, porquê antes era necessário aplicar o efeito em cada área separadamente pouco a pouco.

Photoshop
Nova tela da função de preenchimento de conteúdo do Photoshop

A ferramenta de “Desfoque de Lente” ganhou uma atualização também. O Photoshop agora utiliza o processamento da placa de vídeo do seu computador para aplicar esse efeito ao invés de usar o processador principal do PC. O resultado parece dar mais realismo para a imagem. As bordas dos objetos ficam com desfoque (bokeh) mais refinado e preciso. Digamos que a imagem final fica mais agradável…

Segundo o anúncio feito pela Adobe, um novo algoritmo foi desenvolvido para isso. O estudo dos princípios físicos de como a luz interage com objetos no mundo real permitiu um ajuste cuidadoso para simular um ambiente 3D resultando em imagens o mais realistas possíveis. E o processamento ficou mais rápido e eficiente.

Photoshop
Imagem mostrando o aumento de qualidade no efeito de desfoque

E para quem usa um Mac é bom saber que agora o Photoshop tem suporte para o famoso Dark Mode (modo escuro) disponível no macOS Catalina. Eu mesmo uso a função, então fico feliz, hehehe.

Photoshop para iPad

Parece que o fato de que a versão para iPad do Photoshop ser baseada no mesmo código da versão Desktop para Mac vai dar bons frutos. Segundo a Adobe fica mais fácil colocar nessa versão “todos” (será?) os novos recursos da versão para PCs.

Esse é o caso da função de seleção de objetos. A função dá mais funcionalidade para selecionar vários objetos ou apenas uma parte de algo ou alguém em uma imagem. Anunciada em 2019 para a versão desktop do Photoshop, agora você pode utiliza-la no iPad.

Photoshop para iPad
Tela com a nova função de seleção de objeto no Photoshop para iPad

E se você é designer vai gostar das novas funções de edição de texto (Typesetting). Todas as conhecidas funções de texto do Photoshop estão presentes, com excessão do “kerning”, o ajuste de espaçamento entre caracteres.

Um Photoshop para comemorar aniversário

Seguramente o Photoshop ainda tem muitos anos pela frente. Apesar da concorrência ser grande atualmente, muita gente ainda acredita no bom e velho software.

É engraçado, mas por muitas vezes me irritei com essas atualizações. Prometia que nunca mais usaria o Photoshop, e logo depois lá estava eu, editando minhas fotos nele, como sempre…

Para quem edita fotos em lote realmente o Photoshop não é a melhor escolha. Mas para fotógrafos mais autorais (que editam fotos uma por uma) ou para designers, é difícil achar um substituto a altura.

Photoshop

Quanto ao iPad, tenho minhas dúvidas. Seu hardware é normalmente menos potente (ou mais portátil) do que um Mac ou PC de mesa, e isso complica um pouco as coisas. Além disso, mesmo que o aplicativo rode tranquilo, sinto bastante a falta do mouse. O uso de gestos para editar fotos pode ser pouco preciso, e até perigoso, as vezes…

Enfim, se você é assinante do Creative Cloud, sua atualização já deve estar disponível. Eu sempre prefiro esperar um pouco para atualizar um software, pois os apressadinhos (uma boa tradução para o termo “early adopters”, hehehe) sempre acabam dando de cara com algum “bug” mais sério.

Só que não tem jeito, logo eu vou atualizar meu Photoshop também! Boa sorte.

Deixe uma resposta