NotíciasSoftware

Adobe lança Photoshop para iPad

Uma boa notícia para os fotógrafos móveis é que a Adobe acaba de lançar a versão oficial do Photoshop para iPad.

O tablet da Apple, que agora roda o novo iPadOS, torna-se uma boa opção para quem precisa editar imagens em locações externas e viagens.

É verdade que nem tudo são flores. Apesar de bem completa, essa versão do Photoshop não tem todas as funções que a versão do aplicativo para desktop possui. A empresa focou em disponibilizar os ajustes básicos de imagem, pincéis, a função de clonagem, recuperação de manchas, corte (Crop), seleção por conta-gotas, máscara e o essencial uso de camadas.

Vários aplicativos concorrentes já oferecem esses mesmos recursos nessa plataforma. Então precisamos ver se o Photoshop vai superá-los em facilidade de uso, preço e estabilidade.

Photoshop para iPad
Os controles são muito parecidos com a versão para desktop

Mais sobre o Photoshop para iPad

De qualquer maneira o Photoshop para iPad é uma garantia de compatibilidade com os arquivos PSD da Adobe. É bom saber que novos projetos criados no aplicativo serão salvos automaticamente no Adobe Creative Cloud. Isso economiza espaço no tablet e permite que os arquivos sejam abertos sem dificuldades na versão para desktop.

Falando em preço, estão comentando que não dá para entender muito bem a política da Adobe para o Photoshop para iPad. A empresa está oferecendo uma avaliação gratuita de 30 dias, até aí tudo bem.

Photoshop para iPad
Usando a Apple Pencil com o Photoshop para iPad

Mas depois disso você deve fazer uma assinatura de um dos planos do Creative Cloud. Os preços desses planos foram alterados recentemente no exterior pela Adobe, o que causou muitas reclamações.

No Brasil os preços continuam os mesmo mas só Deus sabe até quando…

E se você é alguém completamente móvel, ou seja, nem tem um PC ou notebook Mac ou Windows, só tem um jeito. É preciso instalar o aplicativo no iPad através da loja da Apple e fazer uma assinatura recorrente de US$ 9,99 dólares por mês. Ainda não sabemos qual será o preço na loja Brasileira, mas talvez valha a pena…

Comprando um iPad novo…

Ah, mas faltou uma coisa importante! O Photoshop no iPad só roda em versões do tablet com o iPadOS 13.1 instalado. Isso significa que apenas os seguintes modelos do tablet podem rodar o aplicativo:

  • iPad Pro (Wi-Fi, Wi-Fi e Celular)
  • iPad Pro (12,9 polegadas) e 2ª geração
  • iPad Pro (10,5 polegadas)
  • iPad Pro (9,7 polegadas)
  • iPad 5ª geração
  • iPad Mini 4
  • iPad Air 2

Ou seja, muita gente que ainda tem um iPad anterior, mesmo que totalmente funcional, não vai poder aproveitar esta versão do Photoshop. Esse é o meu caso, hehehe.

Photoshop para iPad

Bem, só nos resta procurar alguma promoção de Black Friday para atualizar o equipamento, fazer o quê?

E para quem ficou interessado no aplicativo, recomendo dar uma olhada no vídeo que o canal The Verge publicou sobre o novo aplicativo.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Adobe lança Photoshop para iPad

Deixe uma resposta