Conheça a nova câmera Fujifilm X100V
A nova Fujifilm X100V acaba de ser lançada com sensor atualizado, nova objetiva e tela de toque articulada. A câmera faz parte da linha de câmeras digitais em estilo rangefinder compacto da Fujifilm com visor híbrido, óptico e eletrônico.
De certa maneira o novo lançamento está sendo considerado como a câmera de lentes fixas compacta mais avançada já produzida. Será que é para tanto?
Bem, vamos conhecer melhor a Fujifilm X100V então…
Características
A principais características da nova câmera são as seguintes:
- Sensor: formato APS-C de 26 Megapixels X-Trans do tipo BSI-CMOS;
- Processador: X-Processor Pro 4;
- Tamanho da imagem: 6240 x 4160;
- Sensibilidade: ISO 160 a 12800, expansível para ISO 80 a 51200;
- Objetiva: tipo fixo de 35mm (equivalente) e abertura f/2 a f/16, com distância mínima de foco de 10 cm;
- Velocidade máxima do obturador: 1/4000 segundos com obturador mecânico e 1/32000 segundos com obturador eletrônico;
- Disparo contínuo: máximo de 11 Fps (quadros por segundo) com o obturador mecânico e 20 Fps com o eletrônico;
- Auto Foco: AF com 425 pontos, por contraste e por fase, com recurso de detecção de face;
- Tela: LCD traseiro articulado OLED de 3″ polegadas do tipo “touchscreen”, com 1.620.000 pixels;
- Visor: híbrido óptico e digital, com cobertura de 95%, magnificação de 0,52 vezes e resolução de 3.690.000 pixels;
- Gravação de Vídeo: 4k 23,98 a 30p em MPEG-4, H.264;
- Flash: embutido com os modos Auto, Standard, Slow Sync, Manual e Commander;
- USB: 3.1 Gen 1 de 5 GBit/sec, e carregamento da bateria;
- Conectividade: 802.11b/g/n e Bluetooth;
- Armazenamento: cartão SD/SDHC/SDXC com suporte a UHS-I;
- Resistência a intempéries: Sim com o uso do filtro AR-X100 opcional;
- Bateria: NP-W126S com autonomia para 420 disparos;
- Peso: 478 gramas;
- Dimensões: 128 x 75 x 53mm;
Além disso tudo é preciso lembrar que como uma boa câmera Fujifilm, a X100V tem também os filtros de simulação de filmes analógicos e cor da empresa.
Sobre a Fujifilm X100V
É bom lembrar que o sensor de 26 Megapixels da nova câmera é o mesmo do tipo X-Trans que equipa as atuais câmeras Fujifilm X-T3 e Fujifilm X-Pro3, atuais (por pouco tempo?) topos de linha da empresa. Na prática só isso já torna muito atrativa a nova X100V.
Para quem tem medo de objetivas fixas como a desta câmera, é bom saber que a lente foi redesenhada para melhorar o desempenho em close-up e distorção nos cantos da imagem.
A introdução da tela articulada não aumentou o tamanho da câmera significantemente em relação aos modelos anteriores, o que é bom em uma câmera voltada para o fotografo urbano e viagens.
A gravação de video em 4K com F-log interno e o sistema “Movie Silent Control” proprietário da empresa deixa a câmera como uma opção avançada mesmo para videomakers.
E uma coisa muito importante: a Fujifilm X100V, como todas as outras da mesma linha, continua sendo uma câmera muito bonita, principalmente no acabamento prata.
A nova câmera e o mercado
A Fujifilm pretende que a X100V esteja disponível no final de fevereiro deste ano. Seu preço deve oscilar em torno de US$ 1.399,00 dólares, o que a coloca numa faixa de preço bem alto.
Na realidade eu diria que se você não pode ter uma rangefinder Leica, que tem sensor Full Frame, a Fujifilm X100V é uma opção muito boa. Não tem talvez o mesmo charme nem um sensor tão grande, mas é muito sofisticada, deve ter a mesma qualidade de imagem dos equipamentos Fujifilm e seu design retrô é muito bonito. Que mais você quer, hehehe?
No Brasil a linha X100 fez bastante sucesso desde o início, dado o preço do dólar na época. É por isso que mesmo com o câmbio nas alturas acredito que a Fujifilm trará oficialmente a nova câmera para nosso país.
Mas quanto a seu preço, precisamos esperar para ver como a empresa vai posicionar esse lançamento, ainda mais com o provável anúncio para breve da nova Fujifilm X-T4. O negócio é ter paciência…
Enquanto isso veja o vídeo de 7:00 minutos que o canal Fuji Guys publicou sobre o novo lançamento. Ele é muito instrutivo.
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.
Pingback: O jeito errado de fotografar desconhecidos na rua | Ricardo Hage