celulares e smartphonesNotícias

Bug do Google Fotos manda vídeos para estranhos

É bom ter calma, mas alguns poucos usuários do Google Fotos, serviço de armazenamento muito utilizado por quem tem smartphone, podem ter corrido perigo.

Uma nota da empresa enviada a alguns usuários diz que um Bug (defeito) no sistema usado para fazer download dos seus dados (Takeout) pode acidentalmente ter enviado vídeos privados para estranhos, de maneira aleatória. Parece que isso ocorreu apenas durante alguns dias de novembro do ano passado e com pouquíssimos usuários.

A nota, enviada por email, tem o seguinte conteúdo: “Estamos escrevendo para informá-lo sobre um problema técnico que afetou o serviço “Baixe seus dados” (Takeout) do Google Fotos entre 21 de novembro de 2019 e 25 de novembro de 2019. Durante esse período, alguns vídeos no Google Fotos foram exportados incorretamente para arquivos de outros usuários”.

Só para esclarecer, o Bug só ocorreu no sistema que cria uma cópia do conteúdo da sua Conta do Google para fazer backup, e apenas com videos, não com fotos.

Google Fotos
O Google Fotos pode ser utilizado em PCs, Tablets e Smartphones

Do ponto de vista prático você não precisa se preocupar, pois o defeito afetou apenas 0,01% dos usuários. No entanto sempre existe algum estrago na sensação de segurança que os usuários tem no Google.

É bom lembrar que nenhum desses serviços “na nuvem” podem ser completamente seguros com tantos fatores envolvidos. O ideal mesmo é não ter nada muito confidencial armazenado nesses serviços.

Quanto ao Google Fotos, o serviço continua sendo um dos preferidos por quem quer manter suas imagens acessíveis e seguras. E isso não vai mudar tão cedo, portanto aproveite…

Deixe uma resposta