7 dicas para fotografar executivos
Uma área da fotografia muito procurada mas pouco explorada é a do trabalho de fotografar executivos.
É muito comum, quase obrigatório (e discutível) que currículos tenham além da informação profissional do candidato a um emprego uma boa foto.
Além disso, quando o assunto é o mundo dos grandes negócios fica mais patente ainda a necessidade do trabalho de um fotógrafo profissional, pois essas imagens vão servir para a divulgação da própria empresa em que o executivo trabalha.
É por isso que um artigo de Dan St Louis para o site Petapixel.com (em inglês) me chamou a atenção. Ele fala dos sete erros que devemos evitar ao fotografar executivos.
Mas esse erros podem ser entendidos como dicas para trabalhar melhor. Então que tal ver como podemos aprender com eles?
Como fotografar executivos
Eu resolvi transformar os erros em dicas. E enquanto pensava nisso percebi que o texto de Dan St Louis parece ser voltado para homens fotógrafos que fotografam homens executivos. Hoje em dia existem muitas mulheres executivas e muitas (muitas mesmo) mulheres fotógrafas, então tenha sempre isso em mente. Apesar do mundo estar mudando (haja gênero, hehehe) os olhares sobre si e sobre o outro de homens e mulheres ainda tem as suas diferenças. Isso pode ser aproveitado tanto pela/pelo profissional quanto pelo/pela cliente. E tem também as questões técnicas específicas, como o de iluminar um modelo masculino.
Dito isso, vamos em frente…
Avaliar o local em que vai ser feita a foto:
É claro que você pode pedir que seu/sua cliente venha a seu estúdio estúdio fotográfico para a sessão de fotos, no caso em que ele necessite imagens para seu currículo. Mas é muito comum que uma foto corporativa com algum executivo seja feita no escritório do cliente para aproveitar o ambiente. Nesse caso vá antes ao local para analisar a luz, a influência da iluminação artificial e a arquitetura do lugar. Isso vai ajudar em muito a avaliar qual equipamento levar e qual o tipo de composição utilizar. Você ganha em profissionalismo e qualidade.
Mandar avisos aos participantes:
É muito comum que seu cliente esqueça que agendou uma sessão de fotos. Qualquer distração na empresa pode ser o suficiente para suspender uma sessão fotográfica. Evite que isso aconteça confirmando o trabalho no dia anterior por SMS, Whatsapp ou email. Para fazer com que a mensagem tenha mais sentido escreva uma mensagem educada e amigável para lembrar sobre como o cliente deve estar vestido ou preparado para a sessão de fotos, mesmo que você já tenha combinado isso com ele. Aí a mensagem não fica parecendo uma cobrança, digamos assim.
Tome cuidado com a iluminação:
Fotografar retratos sob a luz de lâmpadas fluorescentes é muito complicado. Mesmo se a iluminação do escritório já tiver sido substituída pela modernas lâmpadas LED, o problema do balanço de cor ainda continua. O melhor mesmo é levar um kit de iluminação profissional com flash e rebatedores, usar um pouco da iluminação natural (caso exista uma janela) e apagar a iluminação normal do escritório (quando possível…). Parece complicado, mas até com um flash acoplado na câmera e um rebatimento você pode resolver o problema. E também fica parecendo mais profissional, né?
Cuidado com o balanço de branco:
Pois é, pode parecer besteira mas mesmo câmeras com ótimo controle automático de “white balance” podem produzir tons de pele estranhos em ambientes diferentes. Caso você ache necessário é possível em câmeras avançadas (como a sua?) customizar o balanço de branco para cada trabalho usando um cartão cinza (ou Grey Card) desses encontrados nas lojas de material fotográfico. É mais fácil do que mudar o balanço de branco posteriormente na hora de editar seus arquivos RAW. E se fotografou em JPG, esqueça…
Dirija seu cliente:
Nem todo mundo nasceu com talento para ser modelo fotográfico, hehehe. Ao fotografar executivos explique sempre a seu cliente como a sessão vai funcionar, o que você precisa que ele faça, como ele deve agir e reagir a seus “comandos”, digamos assim. Faça tudo com calma e deixe ele bem a vontade. Se o/a cliente tiver uma personalidade mais séria, e se sentir confortável assim, capte essa imagem mesmo achando que ele ou ela ficariam bem se estivessem rindo. Mesmo que você seja um ótimo fotógrafo o trabalho não vai ficar bom se o “modelo” se sentir sem graça na sua frente…
Tire muitas fotos:
As vezes o cliente tem pouco tempo para despender na sessão de fotos e pressiona o fotógrafo a tirar muitas fotos em pouco tempo. É o famoso “cale a boca, sente-se, sorria e saia”, como diz Dan St Louis em seu artigo para o site Petapixel. Dando um exemplo, o melhor é você avisar com antecedência que precisa de algum tempo e no mínimo de 20 fotos por cliente para selecionar as três o quatro imagens que serão entregues no pacote final do trabalho. Você achou que são poucas fotos? Se você estiver fotografando vários executivos e funcionários de uma mesma empresa vai ter muito trabalho editando imagens. Além disso vai deixar o seu cliente louco sem saber quais fotos escolher, vá por mim!
Editar cada retrato individualmente:
Falando em pós produção, é muito importante que você trabalhe em cima de cada retrato individualmente. Eu sei que é muito mais fácil automatizar tudo no Lightroom ou no seu aplicativo de preferência, mas esse tipo de edição não funciona para resolver problemas como manchas nos dentes, espinhas, manchas na pele e mesmo alguns problemas nos cabelos. Os “defeitos” podem até ficar mais evidentes. Tire muitas fotos por sessão, escolha poucas para editar e dê o melhor de si (sem exagerar) para entregar retratos naturais e bonitos.
Concluindo…
Fotografar executivos na realidade não é um campo muito criativo. O mundo corporativo é no geral bem conservador, então não dá para ousar muito nesse trabalho. Se você tem muitas veleidades artísticas e melhor deixa-las para aquele trabalho autoral pelo qual você pretende ser lembrado dentro da história da arte, hehehe.
Caso contrário, o risco é de que seu cliente “se estranhe” nas suas próprias fotos e que acabe não indicando você para mais ninguém. E nesse negócio a indicação dos clientes é muito importante.
Agora, caso seu cliente pedir por fotos criativas, “solte a franga”. Mas só nesse caso… Boa sorte!