Tutoriais

Procurando os pontos sujos do sensor em uma foto

Quem usa câmeras de lentes intercambiáveis sabe como é fácil que pó ou pontos sujos no sensor digital do equipamento fiquem evidentes nas fotos.

Mesmo depois de uma boa limpeza física do sensor é possível que pontos quase invisíveis insistam em aparecer nas imagens obtidas pela câmera. O resultado são pequenas manchas que aparecem principalmente em áreas de uma foto com baixo contraste ou com tom constante de cor. Isso acontece muito quando fotografamos um céu muito azul, por exemplo.

Existe um truque do Adobe Lightroom que ajuda muito na hora de procurar em uma foto aqueles pontos se sujeira minúsculos que insistem em ficar grudados no sensor das câmeras mesmo depois de uma limpeza.

A maioria do fotógrafos conhece uma função do Adobe Lightroom que automatiza esse processo. Basta clicar em “Visualizar pontos” e usar a ferramenta de remoção de manchas para resolver o problema (da foto, não do sensor sujo, hehehe).

pontos sujos no sensor
Still do vídeo com a tela da função de remoção de manchas

No entanto tem gente que não gosta do resultado desse método, pois consideram ele meio impreciso. Foi por causa disso que o fotografo Anthony Morganti publicou um vídeo mostrando outro processo.

O truque é simples e sistemático. Usando um atalho de teclado do Lightroom que permite ampliar a foto em 100% o fotógrafo “investiga” a imagem por blocos. Segundo o site Petapixel.com, que divulgou o vídeo, “é como uma versão infinitamente ideal de ficar arrastando as partes de sua imagem manualmente”.

Vejamos do que se trata então…

Procurando por pontos sujos no sensor

Depois de clicar na imagem para aumentar o zoom em 100%, clique no botão “Home” que alguns teclados tem. Se o seu teclado é compacto e não tem esse botão use o comando “Função> Seta esquerda”. Isso ira colocar automaticamente sua janela de zoom no canto superior esquerdo da imagem;

Em seguida, clique na tecla “Page Down”(Pg Dn), que normalmente é ativada segurando a tecla “Alt” e o número 3 do teclado numérico lateral. Caso seu teclado não tenha essa tecla use o comando “Função> Seta para baixo” repetidamente. Isso move a imagem ampliada bloco por bloco permitindo que você procure pelos pontos de maneira mais eficiente.

pontos sujos no sensor
Still do vídeo com manchas bem evidentes

Depois de achados os pontos de sujeira (e ainda em zoom) você escolhe como limpar os pontos as manchas. Como eu sou meio bruto prefiro usar a ferramenta de clonagem (Clone Tool), mas isso é outra história, hehehe.

O interessante desse truque é que ele serve também para ficar fuçando uma foto em nível de pixels, procurando por elementos que você nem imaginou que tinha fotografado.

O vídeo de apenas 3 minutos que Anthony Morganti publicou é interessante tanto para quem está habituado a dar de cara com manchas de sensor ou para quem nunca imaginou que isso pudesse existir. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta