Tutoriais

A verdade sobre o fator de corte de um sensor

O fator de corte de um sensor de uma câmera digital é uma questão quase esotérica. Muitos fotógrafos acham que não precisam entender como esse conceito funciona para conseguir imagens muito boas.

Isso no fundo é verdade, mas se você pretende mudar o seu equipamento fotográfico de um tamanho de sensor para outro é bom saber como isso afeta a sua fotografia.

Já que esse é o assunto do momento, o famoso “foto Youtuber” Tony Northrup publicou um video sobre isso em seu canal. Na realidade essa foi a melhor aula que já vi sobre o fator de corte.

fator de corte
Capa do vídeo de Tony Northrup

Segundo ele: “O Crop Factor (fator de corte) é uma conversão que torna simples determinar os resultados exatos que você obterá com qualquer lente, independentemente do tamanho do sensor da sua câmera. Ao multiplicar o fator de corte da sua câmera pelo comprimento focal e pela abertura da lente, você pode determinar o ângulo de visão equivalente em 35mm (Fullframe), a profundidade de campo (desfoque de fundo ou bokeh) e ter uma boa estimativa do ruído de baixa luminosidade.

Sobre o fator de corte

Para ajudar, ele publicou em seu canal também a seguinte lista com os fatores de corte de vários sistemas fotográficos:

  • 1X: Câmeras Fullframe como as Nikon D610, D750, D850, D5, Canon 6D, 5D, e 1D, Sony a7, a9, Pentax K1
  • 1,5X: Câmeras APS-C como as Nikon D7200, D5300, D3400, Sony a6500, e Fuji X-T3
  • 1,6X: Câmeras APS-C da Canon como as 7D, 80D, 77D
  • 2X: Câmeras Micro four-thirds (M43) como as Panasonic GH5, G9, e Olympus E-M1, E-M5, e E-M10
fator de corte
Comparativo do fator de corte com a mesma lente em vários sensores

O tutorial é bem completo, tem 20:00 minutos, mas é fundamental para quem está pensando em mudar de sistema fotográfico ou para quem gosta de detalhes técnicos mais aprofundados.

Mesmo para quem não entende inglês ou não gosta das legendas automáticas é fácil acompanhar os exemplos que Tony Northrup dá.

Agora, se você não sabe fazer contas, aí fica difícil né? Estude!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “A verdade sobre o fator de corte de um sensor

Deixe uma resposta