Câmeras

Câmera de filme Nikon F6 ainda está em produção

Por incrível que pareça a Nikon ainda está produzindo a famosa câmera reflex analógica Nikon F6. A descoberta foi feita pelo fotógrafo Austríaco Thomas Eisl.

A notícia, divulgada em entrevista no site Petapixel, mostra como este fotógrafo especializado em Street Photography (Fotografia Urbana) chegou a esta conclusão.

Na realidade o fotógrafo resolveu comprar um câmera analógica nova com o argumento de que era necessário dar sinais aos fabricantes de que eles precisam manter a produção desse tipo de equipamento.

Nikon F6
A Nikon F6 tem design muito parecido com as atuais câmera digitais da Nikon

Atualmente os fotógrafos que ainda “insistem” em captar imagens em filmes 35 mm utilizam câmeras antigas, fabricada há décadas. O problema é que no fundo a vida útil de uma câmera dessas é limitada.

A única fabricante que ainda divulga abertamente que fabrica câmeras analógicas é a alemã Leica, com suas Leica MP e Leica M-A. Outras marcas como a Cosina, Zeiss Ikon, Voigtlander, a Canon (com a SLR F6 e a EOS-1V) e mesmo a Nikon (com sua FM10), pararam de fabricar câmeras analógicas.

Mas agora já se sabe que a Nikon não saiu do páreo. E como isso se deu?

Comprando uma Nikon F6

Em sua entrevista Eisl disse que, apesar de usar tanto uma câmera analógica Leica M4P quanto uma Olympus OM-D M10 Mark III digital, ele necessitava de outro equipamento para seu trabalho.

Segundo ele “Como uma das melhores câmeras SLR de 35 mm de todos os tempos, a Nikon F6 sempre esteve em minha mente como uma escolha sensata. A F6 é a chave para o vasto mundo das lentes F-mount (incluindo as mais recentes), tornando-a a câmera perfeita para fotografar praticamente todos os projetos e assuntos que quero perseguir na próxima década.”

Eu adoro quem consegue fazer projetos para o futuro, hehehe!

Nikon F6
Apesar de ser uma câmera analógica a Nikon F6 tem uma tela de LCD traseira para informações

Bem, como ele queria que sua câmera também durasse por uma década resolveu pesquisar. Segundo ele os primeiros rumores de que a Nikon F6 ainda estava em produção começaram a circular em 2008.

E então, durante uma visita que fez em agosto de 2018 pela na fábrica da Nikon em Sendai, no Japão, descobriu que a linha de montagem da F6 ainda estava disponível e funcional!

Agora, no final de 2019, ele procurou um revendedor Nikon conhecido em seu país e encomendou uma F6. Apesar da homepage da Nikon Europa mostrar que o equipamento estava em espera de pelo menos 2 meses, ele recebeu rapidamente sua câmera.

Como desconfiava que a Nikon estivesse vendendo o que os americanos chamam de NOS ou “new old stock” (antigo estoque de novos), resolveu investigar sua câmera logo ao recebê-la.

Nikon F6
A Nikon F6 comprada pelo fotógrafo, nova e na caixa

Investigando a Nikon F6

E o que ele descobriu? Sua nova Nikon F6 mostrava a data e a hora corretas para a Áustria. Isso significava que o relógio fora acertado antes do envio da câmara da fábrica no Japão e que, no mínimo, essa bateria interna era nova. Além disso, a câmera veio com documentação completa (manual e garantia) em alemão. As baterias de modelo CR123A tinham data de validade para 2022. Todas essas coisas indicaram para Eisl que sua Nikon F6 não tinha mais do que um ano de fabricação.

Ele também fez uma pergunta oficial para a subsidiária da Nikon na Alemanhã, que confirmou que a câmera não estava descontinuada. E logo depois ela já estava disponível para compra imediata na loja online da Nikon na Europa.

Nikon F6
Compartimento do filme da Nikon F6 ainda com a lingueta de instruções

Terminando a investigação, o fotógrafo notou que o número de série da sua nova câmera era 35955. Comparando com uma F6 vendida como nova em 2015 que tinha número de série 34875 (não sei como descobriu essa outra F6), ele concluiu que pelo menos 1080 unidades foram vendidas desde então. Isso dá aproximadamente 270 câmeras por ano.

Concluindo

A SLR Nikon F6 foi lançada em 2004, no final da época de ouro das câmeras analógicas. Logo depois o mercado para câmeras reflex analógicas avançadas foi tomado pelas DSLR, tanto com sensor cropado (APS-C) quanto Full Frame.

Se pensarmos bem a F6 não é um projeto tão antigo assim. Ela é a sexta câmera da linha F da Nikon, que começou em 1959, e Eisl acha que: “a F6 continua sendo a câmera de filme tecnicamente mais refinada, avançada e moderna. Não apenas uma câmera de 35 mm, não apenas uma SLR, mas a melhor câmera já construída ou talvez já imaginada.”

Bom, para gastar a bagatela de US$ 2.549,00 para comprar apenas o corpo de uma Nikon F6 nova (que é o preço de venda da câmera) tem que admira-la mesmo!

Visite também o Instagram de Thomas Eisl para ver o que ele anda fotografando com sua Nikon F6.

Deixe uma resposta