Câmeras

Um back digital barato para sua câmera 6×6

A I’m Back acaba de lançar um back digital barato para você poder dar um novo uso às suas antigas câmeras de médio formato.

A empresa está tentando financiar um back digital com sensor pequeno, de baixa resolução, que funcionará com a maioria das câmeras de médio formato e custará apenas US$ 400 dólares.

Se o Crowdfunding iniciado pela empresa mostrar interesse suficiente, a empresa espera financiar um total de 10 adaptadores. Vai ser uma opção muito boa para transformar câmeras antigas de médio formato em câmeras digitais funcionais.

back digital
I´m Back montado em um câmera de médio formato

Um back digital barato

O sensor usado no projeto do I’m Back para câmeras de médio formato é do tipo CMOS de 16 Megapixels. Tem tamanho de 1/2,33″ polegadas. É um modelo produzido pela Panasonic para câmeras compactas. Além de fotografia still, o back digital grava vídeos em 1080/60p.

Na prática é um sensor do mesmo tamanho encontrado em uma câmera GoPro ou de um smartphone, como o Google Pixel.

back digital
Exemplo de foto obtida com o I´m Back

Segundo o site Petapixel, que divulgou o lançamento, apesar do sensor produzir boas fotos nesses outros equipamentos, isso não aconteceria aqui. Segundo o site, o I’m Back de medio formato não conta com as funções de inteligência artificial que melhoram as fotos nessas outras câmeras.

O sentido do I’m Back

A ideia desse equipamento faz mais sentido para quem está acostumado com a Lomografia, e com o resultado de imagem quase aleatório feito com filmes vencidos e coisas do gênero.

back digital
Exemplo de foto obtida com o I´m Back

Aliás, para quem não sabe, a I’m Back foi criada pelo brasileiro Samuel Mello Medeiros.

Radicado na Italia, o fotógrafo e designer lançou uma campanha de Crowdfunding anterior com sucesso. Ela foi feita para viabilizar o módulo de câmera digital acoplável a câmeras de filme 35mm antigas. Eu já divulguei essa notícia aqui no blog.

Esse módulo anterior para câmera Reflex de 35mm não só funciona como já está a venda no mercado internacional desde o ano passado.

Como no caso do I’m Back de 35mm original, o novo projeto não veio para criar uma opção de alta qualidade para imagem digital. Veio sim para criar uma opção criativa e divertida, tá na cara, hehehe.

back digital
Medeiros e seu I´m Back

Sobre o medio formato

Quem tem uma dessas câmeras analógicas de medio formato, tão utilizadas em trabalhos de estúdio e paisagem antigamente, sempre fica meio frustrado com a situação delas no mundo digital.

Este tipo de câmera normalmente tem um encaixe para o módulo do filme. Este é o tal do “back” e tem esse nome pois é colocado por trás da câmera. Dessa maneira era possível ir trocando o back quando o rolo de filme de médio formato acabava. Não era preciso tirar a câmera do lugar ou fazer uma demorada operação de carregamento. Bastava ter outros backs carregados de filme e ir trocando.

As marcas mais famosas eram Hasselblad, Bronica, Pentax e Mamiya.

back digital
Veja a quantidade de câmeras antigas que agora podem ser salvas

Colocar um back digital em câmeras mais antigas de médio formato não é uma ideia nova. O problema é que os backs digitais sempre foram caros demais. Eles sempre foram lançados com sensores maiores e muita resolução para sua época.

Atualmente um back digital, acoplável apenas em algumas câmeras mais novas e contando com 50 Megapixels, podem custar a partir de US$ 20.000,00 dólares!

É por isso que o lançamento da I’m Back é interessante.

Como anda o projeto

O financiamento publicado no site kickstarter.com parece que vai bem, chegando próximo dos 80% do total necessário. Como ainda tem tempo até o Crowdfunding fechar, acredito que o projeto vai sair.

As fotos e videos publicados mostrando como o back digital funciona mostram um equipamento funcional. Como Medeiros já tem experiência com este tipo de projeto eu não duvidaria que o I’am Back para medio formato esteja logo à venda nos revendedores internacionais.

Back digital para câmeras antigas
Frente e verso do módulo I’m Back para 35 mm lançado em 2017

Aqui no Brasil não temos mercado para isso, como diria um conhecido revendedor de câmeras do centro de São Paulo. Mas se você quiser reviver seu estoque de câmeras antigas em breve bastará viajar ou importar (pelos meios legais, é claro…).

Não vai ficar muito barato, por que o dólar está lá no espaço, mas vai ser muito mais acessível que um back digital convencional!

E se você gosta de gatos veja aqui um exemplo de vídeo feito com o novo I’m Back de medio formato. Que delícia, parece Super 8, hehehe.

2 thoughts on “Um back digital barato para sua câmera 6×6

  • Oi pessimo al! Sou eu de novo (I’m Back) . Que bom que vices divulgaram meu projeto! São 5 anos de duro trabalho 5 viagens para a China e como bom brasileiro não desisto nunca, com prazer, apresento a vocês meu novo produto o I’m Nack para médio formato. Quanto acomodemos para 35mm vocês podem ordenar do meu site que posso enviar para I Brasil e esse custa apenas 299 dólares! Abraço a todos e obrigado pela matéria, muito boa! http://www.imback.eu

    Resposta
    • Samuel, parabéns, e obrigado por comentar no Blog. Muito sucesso!!!! É bom saber que você envia para o Brasil também. Abçs. PS.: Acho que tem uns erros de corretor automático aí, hehehe.

      Resposta

Deixe uma resposta