Exclusivo

De onde surgem os rumores sobre novas câmeras?

Você já se perguntou como os sites de rumores do mercado fotográfico descobrem os lançamentos de novas câmeras e equipamentos? Bom, eu confesso que também tinha essa dúvida até dar uma melhor olhada em como esses sites anunciam os prováveis lançamentos.

Uma das coisas que me chamou a atenção é o fato de que normalmente os sites americanos e europeus de rumores utilizam poucas fontes primárias, todas vindas do Japão.

Isso acontece porquê praticamente não existem mais fabricantes de câmeras fotográficas que não sejam japoneses! Fora a Leica, que ainda é puramente alemã (acho…), tanto a Canon, Nikon, Sony, Fujifilm, Panasonic, e Olympus foram fundadas e sediadas no Japão. E algumas outras poucas companhias Européias já foram compradas pelos Chineses, como a Hasselblad.

novas câmeras
Rumores e fofocas sempre tem um quê de proibido…

É por isso que um site de rumores japonês chamado Nokishita era tão importante. Digo era porquê o site foi substituído em outubro passado por postagens constantes de rumores em uma página no Twitter. O site não existe mais mas os rumores continuam a sair fresquinhos por meio dessa rede social.

Caçando novas câmeras

Bom, além disso, outras fontes estão sempre abertas à pesquisa dos fotógrafos mais curiosos.

Por exemplo, o site Canon Watch acaba de divulgar que a (ou o) Nokishita descobriu que uma câmera Canon ainda não lançada foi registrada no órgão de certificação de equipamentos sem fio do Japão.

É como se alguém descobrisse que uma nova câmera com conexão WiFi e Bluetooth (e hoje quase todas tem) fosse registrada na Anatel!

APS-C
A nova Canon EOS M6 Mark II apareceu antes como rumor

Os dados da “Anatel japonesa” mostram que a bateria utilizada pela câmera é a LP-E17. Ela é mesma usada nos atuais modelos EOS M3, EOS M5, EOS M6, Rebel SL2, Rebel T6s, Rebel T6i, Rebel T7i e EOS 77D. Sendo assim o site opina que o registro pode se referir a um modelo de câmera EOS M ou a uma nova Rebel. E como existem outros rumores e tendências do mercado, o site Canon Watch termina afirmando: “Achamos que é provável que se refira à Canon EOS M5 Mark II”.

E assim, algumas semanas ou meses depois, a Canon lança uma câmera com esse nome. Será?

Outras pesquisas

Recentemente o site de rumores Fujirumors divulgou mais uma descoberta.

A Prograde Digital, fabricante dos novos e ultra-rápidos cartões de memória do tipo CFexpress, sugeriu sem querer que a Fujfilm utilizará esses cartões uma nova câmera ainda em 2019.

O release da empresa diz o seguinte: “A Prograde Digital está trabalhando em estreita colaboração com os fabricantes de dispositivos para coordenar o lançamento do cartão de memória CFexpress com a atualização de firmware de novos lançamentos de câmeras. Atualmente a estimativa é que em meados e final de dezembro de 2019 a Nikon, Canon e Fujifilm terão câmeras compatíveis com cartões CFexpress.”

novas câmeras
Rumor sobre uma Fujfilm X-T2S que nunca foi lançada

Como já se sabe oficialmente que a linha Nikon Z e a câmera Panasonic S1 serão compatíveis com CFexpress via atualização de firmware, e que não existe ainda câmera da Fujifilm fisicamente compatível com esse cartão, o site Fujirumors.com chegou a algumas conclusões.

A empresa japonesa registrou três câmeras nos órgãos reguladores nesse final do ano, mas só lançou duas câmeras. Existe portanto uma outra novidade no forno. Ainda segundo o site de rumores, a Fujifilm sempre demora cerca de 6 meses para lançar oficialmente alguma câmera descoberta dessa forma.

Como a Fujirumors.com não ouviu nenhum outro rumor sobre o assunto, acredita numa nova câmera avançada da Fujifilm, com cartão CFexpress, só em 2020. Bonito né?

E a gente com isso?

Bem, aqui no Brasil vivemos ainda mais afastados da possibilidade de dar de cara com um bom rumor do mercado fotográfico ou sobre novas câmeras.

Até é possível descobrir notícias sobre as coisas que desenvolvemos por aqui, particularmente na área de serviços fotográficos. Mas rumores sobre lançamentos de tecnologia de ponta e notícias que criam oscilações das ações na bolsa de valores, acho quase impossível.

Mas, como o resto do mundo, a gente pode contar com os sites de rumores para se deliciar com as fofocas dos fabricantes de equipamentos fotográficos japoneses.

O negócio é aprender japonês, hehehe!

One thought on “De onde surgem os rumores sobre novas câmeras?

Deixe uma resposta