Como conseguir macrofotografias super nítidas
Que tal aprender como reverter uma lente antiga e usar o empilhamento de imagens para conseguir macrofotografias super nítidas?
É isso que o fotografo francês Mathieu Stern publicou em um vídeo no seu canal do Youtube.
O processo é bem artesanal, digamos assim. E o sotaque em inglês de Stern também não ajuda muito, mas as legendas automáticas do Youtube até que funcionam bem, hehehe.
No vídeo o fotógrafo explica como ele usou um anel de inversão para adaptar uma antiga lente manual em uma câmera digital moderna. A lente é uma Minolta Rokkor 55mm f/1.7, uma objetiva para câmeras SLR (Single Lens Reflex) produzida nos anos 1970 e conhecida pela sua precisão e preço baixo.
Macrofotografias super nítidas
A reversão do encaixe desse tipo de lente é uma forma de conseguir alguma ampliação (magnification) no tamanho da imagem. Aliado a um tubo de extensão essa aproximação aumenta mais ainda.
Como Stern utiliza um anel de reversão e um tubo de extensão para câmeras Canon, ele acopla também um adaptador de lentes para a montagem de sua Sony A7 II. E não podemos esquecer do adaptador da montagem da lente Minolta MC para montagem EF da Canon. Ou seja, é um verdadeiro Frankestein, mas funciona!
Além disso ele utiliza um suporte deslizante, que é a melhor maneira de aproximar a câmera do objeto da cena com precisão, em pequenos intervalos de distância.
Tá parecendo complicado? Depois de fotografar bolachas e guloseimas bem de pertinho (Stern deve ser um glutão) é preciso “empilhar as fotos”. Para isso o fotógrafo mostra como usou o software Helicon Focus para escolher os pontos mais nítidos de cada imagem. Dessa forma é possível ampliar a faixa focal nas macrofotografias, que tendem a ter um desfoque muito amplo. É possível também usar o Photoshop para isso.
O vídeo de Stern com duração de 10 minutos termina com alguns exemplos finalizados e algumas outras dicas. Eu diria que esse tutorial pode interessar hobistas e alguns poucos profissionais que precisam trabalhar com macrofotografia, mas é um assunto bem interessante.
Que tal dar uma olhada? Aproveite…