Câmeras

Olympus lança OM-D E-M5 Mark III e PEN E-PL10

Pois é, apesar de meus comentários anteriores e para minha surpresa a Olympus acaba de lançar duas câmeras digitais mirrorless com sensor M43.

A primeira delas é a OM-D E-M5 Mark III, uma atualização da versão Mark II lançada em 2015. Quatro anos depois a nova câmera vem menor e mais leve, incorporando muitos do avanços que a Olympus desenvolveu nesse tempo.

O sensor da nova câmera, com 20 Megapixels, agora é o mesmo da topo de linha Olympus E-M1 II. O Auto Foco funciona por detecção de contraste e de fase, contando com 121 pontos. A câmera tem um modo fotográfico de alta resolução, que produz imagens de 50 Megapixels por deslocamento do sensor. O disparo contínuo vai até 30 quadros por segundo, sendo de 10 quadros por segundo em AF contínuo. No modo de gravação de vídeo em 4K UHD existe agora também um modo anti-cintilação.

OM-D E-M5 III
A OM-D E-M5 III pode aguentar bem as intempéries

Mais sobre a OM-D E-M5 Mark III

O sistema de estabilização de imagem embutido no corpo da câmera está mais compacto e mais eficiente. Agora a câmera pode reduzir o resultado das trepidações em até 5,5 pontos ou até 6,5 pontos utilizando lentes selecionadas. Isso é muito interessante para quem fica preocupado com o ruído produzido nos sensores M43 com ISOs maiores, em cenários com pouca iluminação.

Falando nisso agora a OM-D E-M5 Mark III, tem sensibilidade nas faixas de ISO 200 a 25600, expansível para 64 a 25600. Em relação ao modelo anterior quase não há alteração.

OM-D E-M5 III
Vista frontal e traseira da OM-D E-M5 III

A câmera tem conectividade WiFi e Bluetooth, coisa que está se tornando padrão no mercado.

A Câmera terá preço sugerido de US$ 1199,00 dólares apenas o corpo. O kit com a lente zoom Olympus 14-150 mm F/4-5.6 II de 14-150 mm terá custo de US$ 1799,00 dólares. A OM-D E-M5 Mark III estará à venda no mercado internacional em novembro.

Olympus PEN E-PL10

Outro lançamento da empresa chamou a atenção por seu foco de mercado. A nova Olympus PEN E-PL10 será vendida apenas no mercado Japonês e Chinês.

A nova câmera tem design idêntico a E-PL9, sendo que agora a tela traseira se dobre para baixo ao invés de para cima como no modelo anterior. Parece que a empresa acha que fica mais fácil assim tirar selfies com a câmera.

Do ponto de vista de hardware a câmera também apresenta os mesmos aspectos da E-PL9, lançada no ano passado.

Olympus PEN E-PL10
Imagem frontal divulgada pela Olympus da PEN E-PL10

O sensor formato M43 é o mesmo MOS Live de 16,1 Megapixels, bem como o processador de imagem TruePic VIII. A estabilização de imagem tem 3 eixos oferecendo até 3,5 pontos de compensação de vibração. O sistema de foco automático funciona por detecção de contraste. A taxa de disparo é de 8,6 quadros por segundo. A Olympus PEN E-PL10 captura vídeo em 4K em 30p. A conectividade funciona por WiFi e Bluetooth.

Apesar do preço da nova câmera ainda não ter sido divulgado é de se imaginar que o valor seja o mesmo da E-PL9, que é de cerca de US 450,00 dólares só o corpo. Aliás, tudo indica que a câmera anterior não vai deixar de ser vendida no mercado Americano e Europeu. A Olympus PEN E-PL10 estará disponível na China e no Japão no final de Novembro.

O que esses lançamentos dizem

Bem, ao contrário do que muita gente pensava, a Olympus não está morta apesar do seu centenário. É interessante como ela ainda aposta no sensor M43, muito menor que o Full Frame ou mesmo o APS-C.

Talvez isso ocorra porquê no final das contas suas câmeras, leves e práticas, produzam imagens muito bonitas, de alta qualidade. É bom lembrar que o sistema IBIS anti vibração que a Olympus instala em seus equipamentos pode muitas vezes resolver o problema da baixa sensibilidade máxima e ruído mais alto produzido pelos sensores M43.

OM-D E-M5 III
A Olympus OM-D E-M5 III cabe na palma da mão

Quanto à resolução máxima das câmeras, pode ser preocupante ver que o patamar médio parece que vai chegar aos 36 Megapixels em sensores de maior tamanho, como está acontecendo com a Canon.

A Olympus continua nos 20 Megapixels, mas oferece a opção de imagens de alta resolução com a utilização da movimentação do sensor. Isso pelo menos resolve as necessidade de quem fotografa paisagens, por exemplo.

Como a empresa está há mais de dez anos fora do mercado fotográfico nacional vai ser difícil ver uma dessas câmeras sendo usada por aqui. De vez em quando eu vejo algum turista usando uma câmera da marca, mas nas lojas só vi até agora equipamentos usados sendo vendidos.

É uma pena, mas fazer o quê…

Se você quer saber mais da Olympus OM-D E-M5 Mark III veja o vídeo de 13:00 minutos que a DPreview publicou em seu canal sobre o assunto.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta