Câmeras

Uma câmera de papel cartão e lente cheia de líquido

Que tal montar uma câmera de papel cartão? E que tal se a lente pudesse ser preenchida com líquidos coloridos? Essa é a proposta da LomoMod No.1 DIY, um projeto típico de quem gosta da Lomografia.

O kit do tipo “faça você mesmo” (DIY ou do it yourself) permite que você possa montar uma câmera analógica de médio formato. O equipamento é feito de papel cartão cortado e dobrado, como numa dobradura.

Um detalhe importante que talvez até mesmo fizesse sucesso em câmeras convencionais é a objetiva. O interior da lente pode ser preenchido com líquidos através de uma seringa. Segundo a Lomography, empresa que está lançando o produto, é possível assim produzir “estéticas artísticas únicas” através, por exemplo, do uso de chás, cafés e outros líquidos coloridos.

Versão montada e personalizada da LomoMod No.1

O obturador funciona em modos normal e “bulb” (sempre aberto), o que permite longas exposições. As lâminas do mecanismo de abertura são personalizáveis, o que facilita a produção de desfoques de fundo diferenciados.

Uma experiência diferente

Eu achei a ideia no mínimo divertida. Além disso você pode pintar ou colar imagens no corpo da câmera com facilidade, criando sua própria versão personalizada.

LomoMod No.1
Seringa com líquido colorido sendo inserido na lente

A montagem parece complexa, cheia de peças, mas é fácil de ser feita através de um manual impresso, totalmente ilustrado. E não é preciso usar cola nem parafusos!

A LomoMod No.1 já está à venda e custa cerca de US$ 59,00 dólares, o que é razoável para algo assim.

LomoMod No.1
Exemplo de foto obtida com a LomoMod No.1

O conceito é bem interessante… Essa não é a primeira câmera do tipo “recorte e cole” que eu vejo, mas talvez seja a primeira que funciona. É claro que já vi câmeras do tipo “pin hole” feitas de papel, mas são coisas diferentes.

Se você quiser saber mais sobre a câmera de papel LomoMod No.1 veja o vídeo que a Lomography publicou em seu canal no Youtube. É rápido mas mostra até mesmo como montar a câmera. Aproveite!

Deixe uma resposta