Inspire-se

Edifício vira câmera gigante

Que tal transformar um prédio em Nova York numa câmera gigante. Pois é, um fotógrafo especializado em transformar todo tipo de coisa em câmeras fotográficas acaba de produzir o feito.

O fotógrafo inglês Brendan Barry usou para isso o 46º andar de um arranha-céu no centro de Manhattan. O enorme espaço de 2500 metros quadrados teve que ter suas 160 janelas panorâmicas fechadas para não entrar luz.

Na realidade ele posicionou 12 lentes especiais para fora de algumas janelas, então na prática a câmera gigante não pode ser considerada uma simples Pin Hole, como parece à primeira vista.

câmera gigante
Luz passando pela lente e iluminando uma tela transparente

A imagem invertida que passava pelas lentes era então projetada sobre faixas gigantes de papel fotográfico Preto e Branco Ilford Multigrade Pearl. Esse papel é oferecido em rolos de 50 polegadas. Depois de exposto, o papel era revelado ali mesmo, dentro da “câmera”, digamos assim.

Como a exposição foi feita sobre papel fotográfico, a impressão ficava em negativo. Para conseguir uma impressão em positivo era feita uma exposição do papel revelado sobre outro ainda virgem.

A luz atravessava o papel por contato e criava enfim uma imagem positiva.

câmera gigante
Piso do edifício funcionando como oficina fotográfica

Como resultado Barry conseguiu várias imagens do horizonte de Nova York com dimensões de 1,2 x 2,5 metros. Que tal?

Brendan Barry publicou um vídeo de 7:00 minutos muito interessante mostrando como a experiência funcionou. Nele podemos ver como ele trabalha e como torna o evento uma experiência didática.

Aproveite e inspire-se!

The Skyscraper Camera Project [Full Film] from Favorite Child Creative on Vimeo.

Deixe uma resposta