Inspire-se

Prêmio de fotografia astronômica anuncia ganhadores

O prêmio Astronomy Photographer of the Year acaba de anunciar os ganhadores de 2019. A competição de fotografia astronômica mantida pelo Real Observatório de Greenwich, na Inglaterra, apresentou imagens estonteantes.

Neste ano o prêmio principal foi recebido pelo vencedor da categoria “Our Moon” (Nossa Lua). A foto premiada foi obtida e produzida pelo húngaro László Francsics. Ele combinou 32 exposições numa única foto do eclipse lunar total observado em Budapeste, Hungria, no dia 21 de janeiro.

Sobre o ganhador

fotografia astronômica
Foto intitulada Into the Shadow, de László Francsics, ganhadora do prêmio principal

Segundo o Observatório de Grenwich, a fundamentação para a premiação da foto foi a seguinte:

“As fases estavam tão próximas que se misturavam perfeitamente em uma imagem contínua que capturava a sombra da Terra. Na borda da sombra, aparece uma rara tonalidade azul, a sombra da camada de ozônio da Terra. As sequências foram tiradas com intervalos de 3 minutos usando um controle remoto pré-programado do obturador. As imagens foram empilhados umas sobre as outras, usando as fracas estrelas de fundo como um guia, para que o fotógrafo pudesse revelar a verdadeira órbita da Lua.”

Categorias da fotografia astronômica

Duas das categorias mais difíceis de serem julgadas este ano foram as de Fotografia Robótica, obtida por equipamentos automatizados na Terra e no espaço, além do novo prêmio Sir Patrick Moore de categoria Melhor Iniciante. Neste caso dois ganhadores foram selecionados.

fotografia astronômica
Outra foto premiada, The Watcher, de Nicolai Brügger.

É bom lembrar que em 2019 a competição de fotografia astronômica recebeu mais de 4.600 inscrições de 90 países.

Além disso fiquei pensando se, para a maioria das fotos, o prêmio em dinheiro consegue cobrir o custo da produção das imagens… o título de Fotógrafo de Astronomia do Ano recebe como prêmio £ 10.000 Libras, o equivalente a US$ 12.500 dólares.

fotografia astronômica
Foto intitulada A Little Fireworks, de Alan Friedman

Dependendo da configuração do equipamento utilizado pode ou não valer a pena, hehehe!

Os ganhadores do prêmio podem ser vistos numa galeria online que o Observatório de Grenwich publicou em seu site, veja aqui.

Você também pode ver um vídeo com os juízes da competição explicando como as escolhas deste ano foram feitas.

Aproveite e inspire-se. O céu é o limite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta