Inspire-se

Melhorando sua fotografia com tarefas semanais

Você anda sentindo necessidade de melhorar sua fotografia mas não sabe o que fazer? É claro que entrar para um curso de fotografia sempre ajuda, mas as vezes isso não é possível.

Então que tal fazer uma espécie de “Desafio Fotográfico”? A coisa funciona assim: durante alguns meses você publica em alguma rede social uma foto por semana. Tem muita gente que acha, no mudo todo, que isso acaba melhorando sua fotografia…

Claro que a coisa não é tão simples assim, nem deve ser feita para incomodar seus amigos e seguidores. Num desafio desse tipo você vai focar ao máximo um único tipo de assunto. E vai desenvolve-lo da melhor forma possível.

Melhorando sua fotografia
Desafios fotográficos só podem ser avaliados depois de algum tempo

Melhorando sua fotografia

Bem, a coisa não acontece assim de uma hora para outra… É comum no resto do mundo que este tipo de “Photo Challenge”, como é chamado o processo, dure 52 semanas ou mais. Porquê este número cabalístico eu não sei, hehehe, mas parece funcionar.

Além disso é bom lembrar de algumas coisas que já escrevi aqui no blog, como sobre o que é mais importante, a câmera ou o fotógrafo.

Sua fotografia não depende só do equipamento

Se você tiver essas questões resolvidas em sua cabeça tudo fica mais fácil. Assim um planejamento correto das fotos desse desafio pode permitir que você:

  • Aprenda a se familiarizar com diferentes configurações da câmera para iluminação e assuntos diferentes;
  • Tenha uma ideia melhor de como compor de maneira mais sofisticada;
  • Saiba como editar a foto para produzir o tipo de resultado desejado.

Dicas para um desafio fotográfico

Um artigo do site Petapixel (em inglês) recentemente indicou os passos necessários para fazer este tipo de desafio. Que tal darmos uma olhada?

1 – Variedade: tire fotos em locais diferentes, experimente diferentes condições de cenário (paisagem marítima, paisagem urbana, fogos de artifício, trilhas leves, etc.) e use técnicas fotográficas diferentes. Só assim você pode melhorar bastante suas habilidades fotográficas.

2 – Consiga ideias para locações: um bom lugar para se inspirar são as mídias sociais. Siga alguns fotógrafos cujo trabalho você possa gostar, de repente você tem ideias de onde ir e do que fotografar.

Instagram
Faça um planejamento antes de publicar no Instagram

3 – Planeje com antecedência: Planeje suas sessões de fotos e postagens pelo menos com uma semana de antecedência. Se possível tente também tirar algumas fotos sobre o mesmo assunto antes, só para treinar. Com isso é mais fácil garantir que sempre haja uma foto publicada semanalmente. É uma questão de disciplina, hehehe!

4 – Mesmo assunto com outras técnicas: você pode rever alguns lugares ou assuntos já fotografados caso fique sem condições de criar uma nova situação. É sempre uma forma de descobrir algo novo sobre aquilo que já é conhecido, mas não exagere nem se acomode. Continue a procurar novidades!

5 – Tenha piedade de você mesmo: somos humanos portanto você enfrentará semanas nas quais você preferiria ter escolhido outro hobbie ou profissão. Tudo bem, pule uma semana ou outra no seu desafio fotográfico, mas tenha uma pouco de força de vontade e continue em frente. No final vai valer a pena.

ser fotógrafo

Avaliando o resultado

No final do período que você escolheu para fazer o desafio pegue suas fotos e dê uma olhada. Depois é só se perguntar no que você melhorou.

Eu fiquei meio com medo de afirmar que você vai sempre ter um resultado positivo… Vai que a coisa não aconteceu com você?

Mas, sinceramente, não me lembro de nenhum caso em que esse tipo de “fotodesafio” deu errado, hehehe. Nem mesmo comigo, que sou meio “lerdo” para essas coisas. Então inspire-se e vá em frente melhorando sua fotografia com tarefas semanais. Boa sorte!

Deixe uma resposta