Tutoriais

Usando colódio em câmeras com 150 anos

Um vídeo mostrando como usar atualmente a técnica de placa de colódio em câmeras fabricadas há 150 anos está fazendo sucesso na rede.

O fotógrafo e cineasta francês Mathieu Stern compartilhou essa experiência em seu canal do Youtube. O vídeo mostra todo o processo. Isso inclui preparar as placas, configurar a câmera, compor e capturar a cena, e processar a imagem final.

colódio
Still do vídeo mostrando a técnica sendo utilizada em estúdio

A técnica se refere ao uso na fotografia de placas de vidro cobertas por uma camada úmida de nitrocelulose preparada com sais de prata. Eu acho uma coisa bem desafiadora…

colódio
Resultado da foto obtida em estúdio com placa de colódio

Fotografando com colódio

O próprio Stern explica do que se trata a experiência: “Eu sou obcecado pelo processo de placa de colódio úmida desde que ouvi falar disso pela primeira vez. Então, quando minha esposa e eu visitamos Viena na Áustria, passamos um dia inteiro colaborando com um dos melhores fotógrafos dessa técnica no mundo. Nós nos divertimos muito e estou ainda mais apaixonado por essa técnica depois daquele dia incrível.”

colódio
Comparação entre a cena em cores e a versão invertida obtida com a câmera antiga

O fotógrafo Vienense em questão é Markus Hofstätter. No vídeo podemos ver seu estúdio e laboratório. No local ele mostra várias câmeras que utiliza e o funcionamento do processo de colódio em placa úmida.

O vídeo tem 11:26 minutos de duração e é bastante inspirador e instrutivo. Mas se você se interessa pelo processo publiquei anteriormente um artigo que também explica o que é a técnica de fotografia em placa de colódio.

Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta