Tutoriais

Como não limpar um sensor de imagem

Um vídeo publicado pela Leica Society está dando o que falar. Nele um técnico da própria Leica tenta limpar um sensor de imagem da marca e não consegue!

Todo fotógrafo que utiliza câmeras com lentes intercambiáveis já deve ter notado que o simples fato de expor o sensor de imagem ao meio ambiente já é o suficiente para que pequenas partículas de pó e gordura se depositem sobre sua superfície.

Dependendo do tipo de cena que você estiver fotografando essas partículas podem causar manchas na imagem. Em alguns casos é possível eliminar a mancha com alguma edição no Photoshop. Existiram também câmeras que mapeavam essas sujeiras e tentavam eliminar os efeitos sobre a imagem, mas nunca houve solução melhor do que uma boa limpeza.

sensor de imagem
Still do vídeo mostrando o uso de aspirador. Um perigo!

Como limpar um sensor desses é por vezes difícil e arriscado, pois é fácil danificar o equipamento, é muito comum levar a câmera até uma assistência especializada. É por isso que o vídeo da Leica Society corre o risco de virar um “meme” (é assim que se escreve?).

Nele, o fotógrafo Hari Subramanyam acompanha a limpeza do sensor de suas Leica M (Typ 240) e Leica SL feita pela técnico Michel Razafimahefa. A idéia era mostrar como a equipe de atendimento ao cliente faz o processo oficial de limpeza de sensores da Leica.

Pois bem, parece que a Leica, para valorizar o processo, complicou muito a coisa. Segundo o site Dpreview, que comentou o vídeo, “O engenheiro começa limpando a montagem de lentes da câmera antes de usar um aspirador de pó para sugar poeira e detritos das lâminas do obturador. Feito isso, é utilizada a função de verificação de poeira da câmera para detectar os vários pontos de manchas sobre o sensor. Um kit de limpeza de sensor feito de silicone adesivo da marca Pentax (nem sabia que existia algo assim) é usado para remover a poeira. O engenheiro explica que o processo precisa ser feito com paciência e pode levar de dez minutos a uma hora.”

sensor de imagem
Kit de limpeza da Pentax no vídeo da Leica Society. Será que funciona?

Até aí tudo bem, só que o que acontece, ainda segundo a Dpreview, é que “depois de 20 minutos e 25 segundos o vídeo termina com a poeira vitoriosa e o técnico da Leica frustrado, desejando que não estivesse sendo filmado.”

Os comentários dos usuários do canal Leica Society são hilariantes. Alguns dizem que seria melhor usar o velho truque do “do cigarro mergulhado em super adesivo” (não tente fumar!). Depois basta passar uma leve camada de verniz náutico sobre o sensor para melhor proteção, hehehe.

Outros chamam a Leica Society de sociedade secreta, dirigida à destruição dos sensores da marca!

Ainda outros dizem que o técnico não percebeu que a imagem do sensor de sujeira da câmera mostra a localização dos pontos invertida verticalmente, como nas câmeras da Nikon. Ele teria o tempo todo se esforçado para limpar o lugar errado do sensor.

Alguns comentários não se conformam também com o fato de que, apesar de tantos cuidados com o pó, o técnico tenha “bafejado” sobre a lente que estava acoplada a câmera para limpa-la. Pelo preço que uma limpeza dessas custas pelo menos o bafo tinha que cheirar à CHANEL N°5, hehehe.

Enfim, veja o vídeo para se divertir e matar algumas curiosidades, mas lembre-se que limpar um sensor não é assim um bicho de sete cabeças.

Se você quer um método mais simples, veja aqui o artigo que publiquei anteriormente. E boa sorte!

Obs.: O vídeo está em inglês e não conta com tradução automática, mas dá para sentir o desespero mesmo sem entender nada dessa língua…

Deixe uma resposta