Tutoriais

Um guia completo para fotografia de eventos

Você já quis trabalhar com fotografia de eventos, como casamentos ou lançamentos comerciais? Pois bem, o fotógrafo americano Mik Milman resolveu ensinar como funciona esse mercado.

É verdade que ele se baseia em sua experiência de 10 anos como fotógrafo comercial em Los Angeles, mercado do qual estamos distantes anos luz, hehehe. Mas no final das contas não há nada que nos diferencie tanto assim (a não ser quanto ao acesso e custo dos equipamentos…).

O vídeo publicado em seu canal do Youtube é extenso, tem 42:00 minutos e se chama O Guia Definitivo da Fotografia de Eventos (de A a Z).

fotografia de eventos
Exemplo de foto do tipo instantâneo obtida em um evento familiar

Apesar de ser uma espécie de monólogo do fotógrafo (tem pouquíssimas imagens de exemplo) e estar em inglês, eu recomendo pois tem muito conteúdo. Vale a pena ver mesmo que você tenha que usar as legendas automáticas do Youtube para entender o que ele fala.

A fotografia de eventos

Para facilitar o entendimento vamos dar uma olhada no conteúdo do vídeo, minuto a minuto:

1:40 O que é fotografia de eventos?;
3:05 Para quem é a fotografia de eventos;
4:10 Começando a trabalhar e construindo um portfólio;
6:50 Começando como assistente ou segundo fotógrafo;
11:00 Trabalhando para outros fotógrafos / trabalhando de graça;
15:00 Câmeras e as primeiras lentes a serem compradas;
20:00 Definindo seus preços;
22:10 Ser contratado para seu primeiro trabalho;
24:18 Por que você deve sempre aparecer cedo para um trabalho;
25:28 O que você deve focar em um evento;
28:10 Planejando a sessão de fotos;
28:50 Como tirar fotos dos detalhes do evento;
30:30 Como fotografar instantâneos em um evento;
32:00 Fazendo com que as pessoas posem para você;
34:56 Selecionando, editando, classificando e entregando as imagens para o cliente;
39:30 Mantendo um relacionamentos com os clientes;
40:40 Conclusão.

fotografia de eventos
Still do vídeo com exemplos de fotografia de detalhes de decoração de evento

Resumindo alguns conceitos

E para facilitar mais ainda o site Petapixel fez um resumo dos conceitos mais importantes tratados no vídeo. Dei uma resumida para facilitar. Vamos ver?

O que é fotografia de eventos: todo o tipo de trabalho fotográfico que atue em casamentos, festas de aniversário, eventos corporativos, conferências, cerimônias de premiação, eventos de marketing, eventos políticos, etc.

fotografia de eventos
Still do vídeo com exemplo de fotografia em evento de lançamento de livros

Câmeras utilizadas: equipamentos com sensores APS-C ou Full Frame são as mais indicadas, pois mantém um equilíbrio entre peso do equipamento, qualidade de imagem e sensibilidade ISO. Comece comprando modelos de câmeras da geração anterior, pois são avançadas o suficiente para você se acostumar com sua utilização e normalmente tem um preço um pouco reduzido em relação aos modelos mais novos.

Lentes são importantes

Lentes utilizadas: Para câmeras Full Frame a objetiva mais utilizada na fotografia de eventos é a zoom 24-70 mm. Esta lente permite desde um campo de visão razoavelmente largo até uma aproximação de teleobjetiva curta, facilitando a composição. Uma segunda lente importante é a do tipo zoom de 70-200mm. Este tipo de objetiva é essencial para muitos tipos de fotografia de eventos, especialmente para captar pessoas à distância em um palco, por exemplo. É desejável, mas não fundamental, que estas lentes sejam luminosas e tenham abertura fixa, do tipo f/4 ou f/2.8, por exemplo. Lembre-se que ao utilizar essas lentes em corpos de câmera com sensor APS-C o fator de corte é importante. Elas irão se comportar como lentes 36-105 mm e 105-300 mm e podem não ser tão adequadas caso você precise de um campo de visão muito amplo. Neste caso utilize lentes específicas para o tamanho do seu sensor.

fotografia de eventos
Still do vídeo com exemplo de uso de lente vintage na cobertura de eventos

Cartões de Memória: utilize cartões com melhor relação custo/benefício. Um cartão de 32Gb de capacidade de alta velocidade além de ser mais barato, pode ser mais fácil (e menos arriscado) de utilizar que um de 64Gb. Caso necessário leve vários cartões menores e os utilize aos poucos.

Planejando a fotografia de eventos

Sobre a contratação do trabalho: é importante conhecer as condições de trabalho com antecedência para um melhor planejamentos. Faça perguntas sobre as seguintes questões:

  • Qual será cronograma de desenvolvimento do evento;
  • Necessidade ou não de fotos de detalhes;
  • Pessoas importantes que deverão estar nas fotografias (VIPs);
  • Tipos de fotos que o cliente gostaria de ver;
  • Informações de contato das pessoas responsáveis pela organização do evento;

Se você tem interesse nesse mercado dê uma olhada no vídeo de Mik Milman. E se você não tem, dê uma olhada também. Tem muita informação útil por lá, para qualquer fotógrafo. Boas sorte!

Deixe uma resposta