CâmerasNotícias

NBC quer Fotojornalistas usando Câmeras Mirrorless

Fotojornalistas podem em breve serem obrigados a usar o obturador silencioso das câmeras mirrorless na cobertura de eventos políticos.

Para o fotógrafo Doug Mills, do New York Times, isso se tornou uma grande vantagem na cobertura de um recente debate.

equipe de Fotojornalismo
As câmeras DSLR no fotojornalismo podem estar com os dias contados

Durante o evento, o som do disparo das câmeras DSLRs convencionais de outros fotojornalistas acabou sendo captada pelos microfones usados na transmissão de TV. O som era tão alto que a rede americana NBC, transmissora do evento, pediu aos profissionais que fotografassem apenas durante os momentos em que o público presente aplaudia!

Mills explicou para a produção que sua Mirrorless Sony A9 tinha obturador silencioso. Câmeras mirrorless não tem o espelho mecânico, que ao levantar e abaixar rapidamente nas câmeras DSLRs (reflex) cria aquele barulho característico que nos diz que fomos fotografados.

linha A7 da Sony
Câmera mirrorless Sony Alpha A9

Mesmo causando uma certa confusão com os outros fotojornalistas ele foi autorizado a fotografar livremente.

Fotojornalistas surpreendidos

A surpresa para os fotojornalistas é que agora a NBC lançou uma observação técnica nova. Nela as câmeras Mirrorless se tornaram “o padrão” de equipamento utilizado para todos os fotojornalistas em seus eventos.

Os profissionais não vão poder utilizar outro tipo de equipamento em suas coberturas…

Se a moda pega muita gente vai ter problemas. O site Petapixel nota que os fotojornalistas e a imprensa em geral investiram muito ao longo dos anos em lentes e câmeras DSLR da Canon e da Nikon.

Mirrorless Fullframe
A Canon também tem uma nova linha de câmeras Mirrorless Full Frame

Uma mudança de tecnologia exigiria um novo investimento que talvez esse profissionais não possam fazer. E se a gente pensar que o mercado do fotojornalismo anda em crise, a coisa fica pior ainda.

No entanto, é bom lembrar: ao longo da história sempre quem se adaptou sobreviveu, hehehe! Será que é isso que vai acontecer com o fotojornalismo?

Deixe uma resposta