Uma Mirrorless para substituir a Nikon D5
A Nikon anunciou que está desenvolvendo uma câmera topo de linha que vai competir no mercado com sua Nikon D5.
Quem deu a notícia foi o próprio presidente da Nikon, Toshikazu Umatate, em uma entrevista para um jornal especializado no mercado industrial japonês.
Na realidade a atual Nikon Z7, da nova linha Mirrorless Full Frame, já tem muitos pontos que superam a atual Nikon D5, lançada em 2016.

Dentre estas vantagens podemos elencar o sensor de 45,7 Megapixels, os 493 pontos de AF e a estabilização de imagem no próprio corpo da câmera.
Vantagens atuais da Nikon D5
No entanto é bom lembrar que a Nikon D5 com tecnologia Reflex tem disparo contínuo de até 12 quadros por segundo. Isso é bem superior a Nikon Z7, que chega a 9 quadros por segundo. A sensibilidade ISO também é maior na D5, indo de ISO 100 a 102.400, contra o máximo de 25.600 na Z7. Diga-se de passagem, é uma sensibilidade muito baixa para uma câmera Full Frame…

Além disso a Nikon D5 também comporta dois cartões de memória ao mesmo tempo e pode ser conectada por cabo a uma rede.
A provável substituta da Nikon D5 não tem data ainda para ser lançada, mas já deve estar no forno. Isso porquê já se sabe que a empresa vai lançar também uma câmera Full Frame Mirrorless mais barata, na casa dos US$ 900,00 dólares.
Atacando o mercado
Pelo visto a Nikon quer atacar os dois “fronts” do mercado de câmeras. É bom lembrar também que a Nikon D5 tem como concorrentes no mercado a DSLR 1D-X Mark II e a Mirrorless Sony A9. O novo lançamento da Nikon vai ter que levar em conta essa concorrência…

Eu particularmente quero ver o que isso vai dar, pois o mercado de câmeras está desacelerando, como publiquei em recente artigo.
Apesar da Nikon não estar mais presente oficialmente em nosso mercado, é possível encontrar câmeras, lentes e mesmo assistência técnica para a marca em nosso país. É por isso que a notícia nos interessa…
A Nikon D5 é muito usada por fotojornalistas, principalmente aqueles envolvidos com esportes. Vamos ver qual será a reação desses profissionais, pois para falar a verdade a D5 ainda “vai dar no couro” por muito tempo, hehehe.
Aguarde…