Tutoriais

Fotografia e altura do ponto de vista

Fotografar sempre com a câmera na mesma altura de ponto de vista pode fazer com que suas imagens fiquem previsíveis.

Eu digo isso porquê me esforço muitas vezes para me ajoelhar ou mesmo subir em algum objeto mais alto só para poder enquadrar melhor minhas fotografias. O problema é que na minha idade nem os joelhos nem o equilíbrio andam lá essas coisas, hehehe.

Um vídeo do canal Adorama recentemente publicado trata um pouco desse assunto. No tutorial o apresentador Gavin Hoey mostra como mover seu ponto de vista para cima ou para baixo mudando radicalmente a aparência e a ênfase de um retrato.

ponto de vista
Still do vídeo do canal Adorama

Mudando o ponto de vista

Segundo Hoey, fotos obtidas de baixo podem mudar o fundo e enfatizar o primeiro plano. Já imagens captadas de um ponto de vista mais alto podem ser enquadradas para remover completamente o fundo que seria visto se você fotografasse na altura dos olhos.

O pano de fundo é um campo de Tulipas, que acaba parecendo ser bem maior com a mudança do ponto de vista da câmera.

ponto de vista
Uma escada portátil pode fazer toda a diferença!

Como eu sou relativamente alto este tipo de “truque” sempre me chamou a atenção. Quando fotografo pessoas ou grupos a tendência é que eles sempre fiquem olhando para cima, digamos assim.

Além disso controlar o ponto de vista da sua câmera pode também ajudar a contar sua história. Leia sobre isso em um artigo que publiquei anteriormente.

Enfim, é por isso que o vídeo do canal Adorama, que tem apenas 7:00 minutos, me chamou a atenção. É uma boa maneira de mostrar aos fotógrafos de todas as alturas a importância que variar seu ponto de vista tem no resultado final de suas imagens.

Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta