Olympus faz 100 anos e publica vídeo
Pois é, agora é a Olympus que comemora 100 anos! A famosa fabricante de câmeras japonesa faz parte das memórias de muita gente. Eu mesmo comecei fotografando mais seriamente com uma Olympus Pen EES-2 e depois com uma Olympus OM-10.
Quem já viu uma dessas pequenas câmeras sabe como elas eram bonitas e sofisticadas para a época em que foram lançadas.
É por isso que um vídeo publicado no canal corporativo da empresa chama a atenção. Em cerca de 7:00 minutos ficamos sabendo um pouco da história da divisão de imagens da Olympus.
Através de entrevistas com executivos de pesquisa e desenvolvimento da empresa, técnicos de lojas de câmeras e do fotógrafo ganhador do Prêmio Pulitzer Jay Dickman, ficamos conhecendo um pouco da filosofia da empresa.
Já vou avisando que o vídeo fica meio confuso pois começa em japonês e continua em inglês, com legendas fixas. Se você ativa a tradução automática, as legendas acabam se sobrepondo. Além disso a tradução para o português não fica lá essas coisas. É por isso que dou uma dica: veja primeiro com as legendas tentando entender a história e depois veja sem legendas, só para se encantar com as imagens. Para mim funcionou, hehehe.
O futuro da Olympus
Atualmente a Olympus está numa situação estranha. Apesar do mercado inteiro estar migrando para câmeras com sensores Full Frame a empresa continua apostando nos sensores Micro Four Thirds (MFT ou M43).
Esses sensores menores permitem câmeras mais leves e compactas. Mas será que são páreo para a resolução e captação de luz possível com os sensores maiores? Até testes de impressão com fotos já foram feitos para tentar decidir esse assunto.
No resto do mundo, principalmente na Asia, as câmeras da empresa tem grandes admiradores. No Brasil elas são muito difíceis de encontrar, sendo que não me lembro de que a linha de câmeras Mirrorles MFT da marca tenha sido alguma vez distribuída oficialmente por aqui.
Bem, se você ficou curioso veja também o site especial que a Olympus criou para comemorar seu aniversário. Algo me diz que veremos grandes lançamentos de equipamentos da marca neste ano…
Aguardem!