Tutoriais

Criando seu logotipo ou marca d’água para fotografia

Fotógrafos profissionais iniciantes sempre acabam se dando conta de que negócios precisam de uma imagem própria forte. É por isso que sentem a necessidade de terem um logotipo ou marca d’água para uso em seu negócio fotográfico.

Se você tem dinheiro para investir já vou logo falando, contrate um especialista! É mais fácil, mais efetivo e mais chique, hehehe.

Agora, não é por causa da falta de investimento que você precisa ficar sem uma marca apresentável para seu trabalho.

Quem resolveu dar uma ajuda foi Matt Kloskowski. O fotógrafo americano é um conhecido colaborador da empresa criadora do software ON1 Photo RAW, uma alternativa ao Adobe Lightroom bastante utilizada no exterior.

logotipo ou marca d'água
Still do vídeo com a busca de fontes da Adobe

Eu mesmo só o conhecia pela sua série de tutoriais sobre o ON1, mas agora o fotógrafo ensina como utilizar o Photoshop CC 2019 para produzir o seu próprio logotipo ou marca d’água.

Desenhando seu logotipo ou marca d’água

Como hoje em dia todo fotógrafo tem obrigação de usar o Photoshop (Xiiiii….) vejamos os pontos principais do video em que ele ensina você a virar um designer:

  • Abrir um documento do tamanho ideal para esse tipo de imagem;
  • Escolher uma fonte de letra em algum serviço online;
  • Aplicar o texto na imagem e editar a composição do tipo da fonte;
  • Editar o vetor transformando uma camada de texto em camada de forma para conseguir um design diferenciado.

Além disso Kloskowski dá uma série de dicas e de exemplos de logotipos criados dessa forma. Apesar de terem um certo estilo “internacional”, digamos assim, é uma boa inspiração para começar a criar a sua marca.

logotipo ou marca d'água
Um dos exemplos de logotipo apresentados no vídeo

Eu chamo a atenção para isso pois do ponto de vista comercial fica meio difícil usar um logo tribal numa presença profissional mais ampla, hehehe. Mas se você pretende trabalhar só para sua “tribo” e isso te sustentar, então vá em frente…

Aproveite o vídeo de 17:30 minutos de Matt Kloskowski. Mesmo sendo em inglês dá para acompanhar as etapas do processo através das telas capturadas do Photoshop. E sempre temos o recurso da tradução automática do Youtube!

E se você quer saber mais sobre o Photoshop veja os artigos que já publiquei a respeito aqui.

Deixe uma resposta