Inspire-se

Finlandeses querem recuperar 100 mil câmeras analógicas

Um projeto Finlandês está chamando a atenção do mundo por almejar recuperar 100 mil câmeras analógicas antigas até 2020.

A ideia do projeto Camera Rescue é preservar essas câmeras para que as futuras gerações possam conhecê-las. E quem sabe talvez até mesmo ter alguma experiência de utilização desses equipamentos.

Juho Leppänen do Camera Rescue entrevistado por Jordan Lockhart

Jordan Lockhart, do canal Cameraville, foi até a cidade de Tampere na Finlândia para entrevistar Juho Leppänen , diretor do projeto.

Ainda segundo o canal, “Leppänen detalha o que significa “resgatar uma câmera”, os desafios que eles enfrentam e o que pode ser necessário para sustentar a indústria da fotografia por filme no futuro.”

câmeras analógicas
Captura de página do Camera Rescue em inglês

O que chama a atenção no vídeo é a quantidade de gente trabalhando no projeto Camera Rescue. Além disso a quantidade de equipamentos e câmeras analógicas, além da infraestrutura da oficina de consertos, impressiona.

Apesar do projeto ser financiado por várias empresas da área fotográfica na Finlândia, eu não entendi muito bem como eles mantém tudo isso. Será que são voluntários? De qualquer maneira é bom lembrar que a vida sempre parece mais fácil fora do Brasil, hehehe.

O vídeo tem apenas 10:25 minutos mas é o suficiente para nos inspirar a olhar com mais carinho para aquela câmera guardada no armário há tanto tempo. Boa inspiração!

E não se esqueça, se você quer saber mais sobre fotografia analógica, veja aqui os artigos que já publiquei sobre o assunto.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta