Tutoriais

Dicas rápidas: Pilhas recarregáveis

Se você utiliza unidades de flash externos ou se a sua câmera ainda é uma das poucas que utilizam pilhas, como algumas do tipo Bridge, já deve ter utilizado pilhas recarregáveis

Esse tipo de pilha, produzido no formato tradicional das pilhas AA e AAA, além de alguns outros formatos, são muito mais econômicas, duradouras e potentes do que seus congêneres não recarregáveis.

São normalmente oferecidas com tecnologia de níquel-hidreto metálico (NiMH) e em várias potências. Prefira pilhas acima de 2500 mAh (miliampére/hora) para equipamentos como Flashes, pois tem tempo de resposta mais rápido.

Pilhas recarregáveis

No caso dos Flashes externos é bom observar que pilhas de menor capacidade tendem a aquecer muito em uso contínuo, portanto é bom ter cuidado e verificar sua temperatura durante a utilização para não ter surpresas desagradáveis.

O carregamento deste tipo de pilha é feito em suportes ligados diretamente a tomadas comuns de parede. O tempo de carga de pilhas de NiMH demora normalmente entre 5 e 12 horas, dependendo do tipo do carregador e capacidade da bateria.

De modo diferente das baterias recarregáveis de Lítio-íon, as pilhas de NiMH não devem ficar indefinidamente ligadas ao carregador esperando pela utilização pois isso diminui sua vida útil.

Depois de carregadas deixe-as no carregador desligado, ou preferivelmente em algum outro tipo de suporte. Lembre-se que a carga diminui com o tempo, mesmo sem ser utilizada.

Deixe uma resposta