celulares e smartphones

Fotografe no escuro com o Google Night Sight

A nova função Google Night Sight que vem embutida nos smartphones Pixel 3 e 3 XL permite ao usuário praticamente fotografar no escuro. Pois é, o Google Night Sight utiliza os conceitos de Inteligência artificial e Fotografia Computacional para produzir imagens de aparência natural mesmo em cenas com um mínimo de iluminação.

Não é preciso dizer que todo usuário de smartphone sabe como é frustrante fotografar baladas, aniversários e eventos noturnos com as câmeras simples que a maioria desses equipamentos tem. O Google resolveu esse problema na base do software.

Google Night Sight
Foto de cena totalmente escura obtida com o Google Night Sight
Google Night Sight
Mesma cena fotografada com o Google Night Sight

O Google Night Sight funcionando

A função Night Sight captura imagens na quantidade de 6 a 15 quadros em velocidades entre 1/15s e 1 segundo cada. Em seguida, o sistema alinha esses quadros de imagem, cria uma fusão entre eles para reduzir o ruído na foto, executa um balanceamento automático de brancos usando um novo algoritmo de Inteligência Artificial e faz o mapeamento de tons para produzir cores naturais.

Cansou? Eu também, hehehe. E todo o processamento acontece em tempo real, cerca de 1 segundo!

Google Night Sight
Cena fotografada sem Google Night Sight
Google Night Sight
Mesma cena anterior agora com o Google Night Sight

Segundo o Google o sistema pode fotografar em ambientes iluminados por menos de 0,3 Lux. Isso é próximo do limite de capação de imagem do olho humano. Alguns comentaristas dizem que após usar o Google Night Sight descobriram elementos na cena que eles não haviam conseguido ver com seus olhos.

Alguns resultados publicados pelos primeiros usuários do novo sistema são impressionantes. Eu mesmo fiquei besta… Aliás, quero só ver quando os fabricantes tradicionais de câmeras fotográficas vão começar a introduzir esses sistemas de Inteligência Artificial em seus equipamentos. Não deve demorar.

Nem tudo é perfeito

É claro que o sistema Night Sight tem seus problemas. Ele funciona muito bem em cenas estáticas mas distorce a imagem de objetos em movimento. Esse é o caso de automóveis passando ou pessoas andando na frente da câmera. Outro problema é o Foco Automático, que deixa as vezes de responder corretamente. É por isso que o Google Night Sight inclui dois modos de Foco Manual diferentes.

Google Night Sight
Smartphone Pixel 3 fotografando à noite

A nova função pode ser adicionada aos smartphones Pixel 3 e 3 XL através de uma atualização do Camera App e já está disponível para todos os usuários.

É pena que no Brasil os smartphones da linha Pixels só possam ser encontrados no mercado alternativo ou trazidos do exterior.

Eu mesmo não sei se eles já foram autorizados pela ANATEL. É bom lembrar que está sendo implementado um bloqueio por IMEI de celulares não autorizados para funcionamento no país. Será que a linha PIXEL vai funcionar por aqui?

Se for só para fotografar já está bom, hehehe.

Veja também a análise em vídeo de 5:51 minutos sobre o funcionamento do Google Night Sight que o canal The Verge publicou. É muito interessante, aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta