Câmeras

Zenit M, uma câmera Russa fabricada pela Leica

Você compraria uma câmera Russa fabricada pela Leica? Para falar a verdade a nova Zenit M é totalmente baseada na famosa Leica M (Type 240) e não se sabe até que ponto ela seria uma espécie de “clone” oficial da marca alemã.

A marca Zenit é bastante conhecida no Brasil pelas câmeras analógicas SLR baratas, simples e resistentes que fabricou no passado. É fácil encontrar quem tenha aprendido a fotografar com alguma câmera Zenit 12, totalmente manual e cheia de “defeitos”. A marca entrou em declínio e praticamente fechou com a advento das câmeras digitais mas seus atuais proprietários anunciaram em 2016 que trariam a Zenit para concorrer com o mercado da Leica.

Aí, em 2017, a empresa revelou que lançaria uma câmera Full Frame do tipo Mirrorlesss já em 2018 em associação com uma empresa líder em equipamentos fotográficos. Ninguém entendeu nada até agora, quando a parceria com a Leica foi anunciada na Photokina 2018.

câmera Russa
Nova Zenit M, baseada na Leica M

 

A empresa diz que fez várias modificações de Hardware e Software no projeto original da Leica M, além do design externo que diz ser baseado em suas antigas e famosas câmeras Zenit e Zorky (também baseada nas Leicas originais).

Um detalhe interessante e que vai interessar muita gente é que a câmera vem com uma lente Zenitar de 35mm com abertura máxima f/1, ou seja, super luminosa. A objetiva foi totalmente projetada e fabricada na Rússia, sendo anunciada como uma lente sem distorção visível e com foco e capacidade de desfoque (bokeh) únicos no mercado. Será?

câmera Russa
Detalhe da parte traseira da câmera, orgulhosamente Russa

Os detalhes da nova Zenit M não foram divulgados ainda mas se a câmera for muito parecida com a Leica M, ela deverá ter sensor Fullframe de 24 Megapixels, LCD de 3 polegadas, vídeo em Full Hd, Live View, sensibilidade ISO máxima de 6400 e 3 quadros por segundo de disparo contínuo.

Quanto vale uma câmera Russa?

Sinceramente, essa nova câmera só fará sentido se ela for muito mais barata que uma Leica. Algumas fontes dizem que ela concorrerá na mesma categoria da marca Alemã, o que significa que seu preço (que ainda não foi anunciado) ficaria na casa dos US$ 6.000,00 dólares, sem lente.

Mesmo que essa câmera seja vendida por cerca de US$ 4.000,00 dólares com lente, como algumas fontes indicaram, ainda será muito para uma marca associada com câmeras simples e baratas.

câmera Russa
A nova Zenit M vai ser lançada em dois acabamentos diferentes

É verdade que a câmera ficou muito bonita, inclusive no conjunto com a lente 35mm f/1, mas não sei se isso por si só justificaria o preço. É preciso lembrar que a Panasonic vende versões de câmeras praticamente idênticas às compactas da Leica (como a D-Lux) porquê na realidade é ela quem fabrica essa categoria de equipamentos para a marca alemã, no Japão. O preço desses “clones” originais é bem mais baixo e acessível.

De qualquer maneira a Zenit M começará a ser comercializada na Europa em Dezembro de 2018 e na Rússia no início de 2019. Não se sabe mais nada sobre sua disponibilidade no resto do mundo.

Quem sabe ainda não nos surpreenderemos com essa marca russa ressuscitada?

Deixe uma resposta