Tutoriais

Fotografando retratos com uma lente 24mm

Uma lente 24mm é considerada normalmente como sendo do tipo ultra grande-angular. Esse tipo de lente segundo alguns fotógrafos seria uma lente muito difícil de usar, ainda mais na fotografia de retratos.

Nesse tipo de fotografia uma lente de 24mm nos obriga a uma aproximação muito grande do retratado, e isso faz com que mesmo poucos centímetros de afastamento mudem a composição ou o local do foco.

Numa câmera com sensor APS-C (cropado) onde uma lente desse tipo se comporta mais ou menos como uma lente de 40mm a situação melhora um pouco, mas em sensores Fullframe a coisa pode ficar difícil.

retratos com uma lente 24mm
Foto obtida com lente 24mm

Mesmo assim, para mostrar as possibilidades de fotografar retratos com uma lente ultra grande-angular em uma câmera Fullframe o canal Mango Street publicou um vídeo muito interessante.

Nele são apresentados as vantagens criativas de fotografar retratos com uma lente 24mm, captando imagens de perto para conseguir um clima mais intimista ou situar as pessoas melhor na paisagem ao incluir mais do cenário à sua volta.

 

Fotografando retratos com uma lente 24mm

O vídeo também mostra os perigos da distorção que uma lente destas produz e o aumento de proporções que causa na figura das pessoas. No entanto, como o foco do vídeo está centrado na fotografia criativa e de moda, esses aspectos são utilizados para produzir efeitos, e não defeitos, visuais.

retratos com uma lente 24mm
Still do vídeo do canal Mango Street

O vídeo do canal mango Street tem apenas 7:00 minutos e pode ser um boa fonte de inspiração para quem tem uma lente lente deste tipo e não sabe o que fazer com ela.

É bom lembrar também que, apesar de existirem lentes desse tipo muito caras, algumas Grande Angulares do tipo Zoom e outras fixas como a Canon EF-S 24mm F/2.8 Stm do tipo Pancake são relativamente acessíveis.

E não se esqueça que você também pode testar o uso de uma lente zoom padrão, do tipo 18-55mm selecionada em 24mm, para ver o que consegue. Divirta-se.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta