Câmeras

Canon lança Flash que se movimenta sozinho

Que tal um Flash inteligente que se movimenta por conta própria, iluminando a cena da melhor maneira possível?

É isso que o novo Canon Speedlite 470EX-AI faz! Quem está acostumado com o uso de Flashes externos articulados com uma câmera DSLR sabe que eles são muito importantes na composição de retratos ou fotografia social.

A possibilidade de direcionar a iluminação para o teto ou para trás da cena é muito importante para suavizar sombras e dar um “look” mais natural às pessoas fotografadas. O problema é que toda mudança de posição tanto do fotógrafo quanto da câmera nos obriga a reajustar a articulação do Flash procurando o melhor ângulo de inclinação.

Além disso é preciso algum estudo e uma boa experiência no uso desse recurso, pois um angulo de iluminação incorreto pode destruir aquela imagem tão importante.

O novo Flash da Canon usa uma pré-iluminação para calcular qual é a distância da câmera ao assunto a ser fotografado. Depois disso computa a distância do equipamento a uma superfície refletora, normalmente o teto, movimentando a cabeça do Flash para a posição ideal automaticamente. A cor da superfície refletora não é levada em conta.



Segundo a Dpreview.com, que testou o Flash, O 470EX-AI se posiciona rapidamente quando o fotografo escolhe sua posição entre retrato e paisagem. Basta girar a câmera de uma orientação para a outra e pressionar duas vezes o botão do obturador da câmera para que a aleta do flash automaticamente salte de direção.

Posicionamentos possíveis com a cabeça do Flash

 

Resultados dos retratos com o novo Flash Canon Speedlite 470EX-AI

Ainda segundo o site, os fotógrafos mais avançados podem usar esse recurso em conjunto com o modo de fotografia semi-automático. Este modo permite ao fotógrafo posicionar o flash memorizando a posição e automaticamente a unidade se move quando for deslocada da orientação vertical para horizontal.

O flash Canon 470EX-AI também tem um sistema de assitência de foco por infravermelho e trabalha bem com lentes com aberturas de 14mm e entre 24 e 105mm. Não há ” radio trigger” (disparo por rádio), mas a unidade pode ser usada como um receptora. Seu número guia (potência) é 47.

O flash externo Canon Speedlite 470EX-AI deverá estar disponível no mercado internacional em abril por cerca de US$ 400,00 dólares.



Nas demonstrações que vi achei a resposta de movimento um pouco lenta para minha forma de fotografar. Em eventos sou daquele tipo de fotógrafo “performático”, que move a câmera e o flash como um louco atrás das melhores cenas. É verdade que não tenho feito mais essas “performances” pois estou meio velhinho e sou muito grande, então sempre acabo criando alguma confusão no ambiente. A última coisa que uma noiva quer é que o fotógrafo chame mais atenção do que ela, hehehe.

Para saber se o flash Canon Speedlite 470EX-AI vai facilitar a sua vida, veja o video que o canal da Canon USA publicou sobre o novo equipamento. Dá para entender perfeitamente o seu funcionamento.

One thought on “Canon lança Flash que se movimenta sozinho

Fechado para comentários.