celulares e smartphones

Comparando a câmera do Galaxy Note 9 vs iPhone X

O recente lançamento mundial do novo Galaxy Note 9 colocou em evidência o interesse por suas capacidades fotográficas. Não é preciso dizer que o mundo todo já anda querendo saber como a câmera desse smartphone da Samsung se comporta em relação a conhecida qualidade de imagem do iPhone X.

É verdade que ainda vamos ter que esperar por algumas avaliações mais profundas, bem como os testes feitos pela conhecida DxO, mas já para ter uma ideia sobre o assunto vendo o comparativo que o canal Tech Town postou em seu canal no Youtube.

Galaxy Note 9
Comparação de vídeo entre Note 9 (esq) e iPhone X (dir)

O vídeo, do tipo slideshow, tem apenas 3:15 minutos e coloca lado a lado o resultado de filmagens e fotografias feitas com o Galaxy Note 9 e o iPhone X.

É preciso lembrar que o teste parece ter sido fotografado por um leigo e não por um fotógrafo, que provavelmente escolheria melhor a composição e a cenas a serem captadas. No entanto a comparação acaba sendo bem interessante pois esse é um dos primeiros vídeos a testar a câmera do novo Galaxy Note 9.

As reações dos comentários no canal dão como certo que a captação de vídeo feita com o iPhone X é melhor, dada a qualidade dos detalhes. No entanto muitos usuários chegaram a conclusão que o Galaxy Note 9 é melhor para fotografar objetos próximos, em distância de retrato, e cenas com baixa iluminação.

Galaxy Note 9
Still do video comparando fotos do Note 9 (esq) e iPhone X (dir)

Vários comentaristas perceberam (eu também) que as imagens do Galaxy Note 9 parecem ser mais nítidas que as do iPhone X. Alguns dizem que até mesmo as imagens da câmera do anterior Galaxy S7 são mais detalhadas que as do iPhone X.

De certa maneira devo concordar, sem esquecer que o conceito que está por trás desses equipamentos é diferente. A Samsung parece querer que as imagens obtidas com suas câmeras pareçam um pouco com imagens gráficas.

Sim, de certa maneira é como se fossem fotografias retocadas, com um grande aumento de detalhes que talvez sejam mais evidentes no Galaxy S7 Edge, por exemplo, do que nesse novo Galaxy Note 8. Aliás, é um tipo de imagem que lembra um pouco as que eram produzidas pelas finadas câmeras fotográficas da linha NX da própria Samsung.

Galaxy Note 9
Still do video comparando paisagens obtidas no Note 9 (esq) e iPhone X (dir)

Já a Apple aborda a captação de imagens no iPhone X (e em seus outros modelos também) mais como uma experiência “fotográfica” tradicional, ou seja, a produção daquela imagem que apresenta desfoque e profundidade de campo, até mesmo lembrando os tempos do filme analógico pela uso mais sensível dos detalhes e da cor.

Resumindo, do meu ponto de vista a experiência com os smartphones da Samsung produzem um resultado mais gráfico e os da Apple um resultado mais fotográfico. Daí para a frente é uma questão de gosto.

Veja o vídeo do canal Tech Town e descubra você mesmo qual a melhor imagem para o seu jeito de fotografar.

Deixe uma resposta