CâmerasTutoriais

Atualizando uma Canon T3 com o Magic Lantern

O Magic Lantern é um software gratuito que roda a partir de um cartão SD e que adicionando muitos recursos avançados às câmeras Canon DSLR.

Com o Magic Lantern é possível, por exemplo, atualizar os recursos de vídeo de uma câmera “de entrada” como a Canon T3. Lançada em 2011 a T3 ainda é excelente para fotografia e gravação de vídeo em qualidade HD, mas não conta com recursos de controle manual em vídeo.

Isso deixa a câmera mais ou menos sem condição de uso por quem quer trabalhar na área, já que controles manuais em vídeo como foco, sensibilidade ISO e abertura de diafragma são fundamentais para uma boa filmagem.

Magic Lantern
Uma DSLR Canon com tela de recursos do Magic Lantern

Além disso o Magic Lantern adiciona recursos importantíssimos só encontrados em câmeras mais avançadas.

Pensando nisso o fotógrafo Colombiano Andreke Salgado publicou em seu canal no Youtube um tutorial muito bem feito sobre como instalar e usar o Magic Lantern em uma Canon T3.



O vídeo tem apenas 8:00 minutos e explica de maneira fácil como baixar e instalar o software em um cartão SD, atualizando o firmware da câmera e iniciando seu uso na câmera.

É bom lembrar que o uso desse tipo de software pode cancelar a garantia da câmera, mas uma Canon T3 já está prá lá de fora da cobertura mesmo, hehehe.

Magic Lantern
A Canon T3 ainda é uma câmera respeitável mesmo com seu sensor de 12 Megapixels

muitas pessoas tem medo de estragar a câmera ao instalar este tipo de software ou mesmo firmwares oficiais, e realmente essa é uma possibilidade caso o processo seja interrompido ou seja utilizado o software errado ou corrompido.

Eu mesmo sempre morri de medo de fazer esse tipo de coisa, mas tendo cuidado e atenção sempre deu certo. De qualquer maneira eu não me responsabilizo pelos resultados, hehehe.

Ah, e o Magic Lantern pode ser instalado em muitas câmeras da Canon, portanto dê uma olhada no site. Está todo em inglês mas pode valer a pena.

E pelo amor de Deus, não esqueça de fazer a instalação com a bateria carregada, né!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta