Câmeras

Razão e sensibilidade com a Fujifilm X100F

A câmera Fujifilm X100F parece estar se tornando um mito. Outro dia mesmo recebi uma mensagem de um leitor apaixonado pelo equipamento, pedindo qualquer informação que eu tivesse sobre onde comprar uma câmera dessas.

Alguns dias depois disso descobri que a fotógrafa americana Brittany Leigh publicou em seu canal uma análise simples, diferente e sensível sobre a mudança que essa câmera digital “retrô” está fazendo em seu trabalho e em sua forma de fotografar.

Fuji X100F
A fotógrafa Brittany Leigh com sua Fuji X100F em cena do vídeo

Algumas de suas percepções são muito interessantes. Ela diz por exemplo que a sensação que tem ao usar a Fujifilm X100F é a de usar uma câmera de verdade. Quando fala de sua experiência com as câmeras da Sony, ela diz que é como usar um computador. Sabe de uma coisa, ela tem razão!



E tem mais, mesmo coisas importantes para um fotógrafo “das antigas” como o visor óptico do tipo Rangefinder presente na câmera não perde o charme ao incorporar funções digitais.

É muito interessante como a Fujifilm estabeleceu uma linha de câmeras ao mesmo tempo avançadas e tradicionais no modo de pensar.

Fuji X100F
Foto do deserto do Arizona obtida por Brittany Leigh com a câmera da Fujifilm

Como respondi àquele leitor que descrevi no início do artigo, a Fujifilm X100F não é uma câmera fácil de achar em nosso mercado. Para falar a verdade nunca a vi sendo oferecida por aqui, nem nos canais oficiais nem no “mercado cinza”.

No fundo é uma câmera cara, ainda mais com a atual cotação do dólar e o custo Brazil. Se fosse encontrada por aqui custaria tanto quanto muitas câmeras do tipo Fullframe. Talvez tivesse que disputar o mercado de luxo da Leica por aqui, sei lá…



Se você quer se apaixonar também por essa câmera veja o vídeo de 16:00 minutos publicado no canal The Snap Chick. Pode parecer longo e simples, além de não ter grandes imagens e ser basicamente um primeiro plano com Brittany Leigh falando, mas é muito envolvente e interessante.

E se você quer saber um pouco mais da câmera Fujifilm X100F leia o artigo que publiquei por aqui anteriormente.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta