Inspire-se

Fotografando estranhos nas ruas de Tóquio

Um fotógrafo japonês tem captado fotos de estranhos nas ruas de Tóquio por mais de 45 anos. Seu nome é Kikai Hiroh, e nesse período ele já captou o retrato de mais de 1000 pessoas, escolhidas dentre a multidão por suas particularidades ou seu jeito diferenciado.

Hiroh estabeleceu o tradicional bairro de Asakusa como local de suas “caçadas fotográficas”. Nesse distrito é possível ver uma forma de vida menos frenética e atual do que no resto da cidade, caso do entorno do templo budista Sensō-ji.

Fotografando estranhos nas ruas de Tóquio
Um dos retratos obtidos pelo fotógrafo nas ruas de Tóquio

Dentre os retratados há todo o tipo de pessoas, desde trabalhadores braçais, artistas, intelectuais, estudantes e crianças. Ele nunca pergunta seus nomes mas pergunta sobre suas vidas, de onde vem e para onde vão.

Em sua experiência fotografando estranhos nas ruas de Tóquio, Hiroh consegue até mesmo acompanhar suas vidas. As vezes, como algumas dessas pessoas sempre fazem o mesmo caminho, ele consegue reencontrá-las e saber o que tem passado.



Hiroh gosta de utilizar a parede vermelha do templo budista como pano de fundo para suas fotos, criando uma atmosfera especial em seus retratos em Preto e Branco.

Aliás, o fotógrafo usa há 45 anos a mesma câmera e lentes para fazer o seu trabalho: uma Haselblad 530c com uma lente 80mm, comprada por seu professor de filosofia na época.

O vídeo de apenas 7:00 minutos é muito bonito e inspirador. É sempre bom ver algo de uma cultura onde o tempo e a simplicidade ainda são valorizados.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta