Tutoriais

Como revelar filmes coloridos no banheiro de casa

Se você achava que era impossível revelar filmes coloridos em casa pode ir mudando de ideia. Um video tutorial muito interessante foi publicado pelo canal OWL BOT. No vídeo o fotógrafo Omar Kenji demonstra como você pode revelar filmes coloridos no processo C-41 em seu próprio banheiro.

Esse processo é o mais conhecido método de revelação de negativos coloridos. Apesar de ser um método um pouco problemático, a introdução na década de 1980 dos Minilabs ajudou na sua popularização.

Só para lembrar aos mais novos, os Minilabs eram aquelas máquinas automáticas de processamento de filmes que toda loja de fotografia tinha.

revelar filmes coloridos

Como o controle de temperatura é crítico no processo C-41, essas máquinas resolveram as falhas e dificuldades de manipulação dos produtos químicos envolvidos que ocorriam fora dos grandes laboratórios fotográficos comerciais. Depois disso o C-41 pôde ser usado em qualquer lugar, e por qualquer usuário não técnico.

O processo C-41 é tão “chatinho” que eu confesso que não me lembro de nenhum conhecido que tenha usado esse método para revelar filmes coloridos em casa.

No vídeo, para resolver esse problema do controle da temperatura, o fotógrafo Kenji usa um “sous vide cooker”. Depois de “muita pesquisa no Google” para entender do que se tratava (hehehe) cheguei à conclusão de que esse eletrodoméstico é um termocirculador para cozinhar alimentos selados à vácuo.

Seja lá como for, parece que funciona…



Se você tem alguma curiosidade sobre como é feita uma revelação de filme colorido, o vídeo de 15:37 minutos pode ser bem interessante.

E se você quer saber como revelar um filme Preto e Branco veja o artigo que publiquei aqui no Blog.

Aliás, essa parece ser a semana do filme e da fotografia analógica. Além das muitas notícias e lançamentos sobre esse assunto, vai ocorrer amanhã a segunda edição da FROFA, Feira de Fotografia Analógica, em São Paulo. Quem sabe você não se anima a ir no evento, depois de ver o tutorial?

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta