Câmeras

Revelando filmes Preto e Branco com um único banho

Você já se imaginou revelando filmes Preto e Branco com um único banho químico, e ainda por cima em apenas 3 minutos?

É isso que a empresa americana CineStill anunciou ser possível. Conhecida pelos fotógrafos analógicos, a empresa produz desde 2012 uma série de filmes e kits de revelação.

Agora a CineStill lançou o DF96, uma solução de revelação de negativos Preto e Branco em Monobanho (monobath).

revelando filmes Preto e Branco
Apresentação do novo químico de revelação fotográfica de banho único

Com esse produto os fotógrafos não precisam mais se preocupar com as etapas tradicionais do processo químico fotográfico tais como diluição, tempo de banho químico, agitação, tipo de revelador, banho de interrupção e fixação.

Além disso a empresa alega que seu processo é o mais rápido do mundo, podendo revelar um negativo P&B em apenas 3 minutos (a 27 graus Celsius).

Segundo Brian Wright, um dos fundadores da Cinestill, as soluções do tipo “Monobath” foram propostas pela primeira vez em 1889, mas só recentemente foi possível superar as dificuldades associadas à sua formulação.



O principal problema associado ao processo era a perda de sensibilidade da emulsão quando o haleto de prata exposto era dissolvido pelo processo de fixação antes da etapa de revelação.

Ainda segundo Wright, “Nosso monobanho é diferente das misturas caseiras ou das tecnologias antigas que falharam anos atrás. Revelando filmes Preto e Branco com o Df96 você usa uma tecnologia de processamento mais eficaz semelhante ao revelador D96. O produto protege os agentes de interrupção e de fixação, que normalmente tem maior solubilidade, e ajudam a quebrar a prata. O grãos obtidos são uniformes e tem ampla latitude de revelação.”

revelando filmes Preto e Branco
Exemplos de fotografias revelados com o processo

Um detalhe importante com esse novo produto é o de que o processamento excessivo é impossível, porque a ação de fixação interrompe o desenvolvimento químico, criando uma melhor uniformidade de imagem e negativos mais finos.

Segundo o site Petapixel, o sistema Df96 é projetado para revelar emulsões de grãos cúbicos tradicionais com alto teor de prata, como os filmes Kodak Tri-X e BwXX, mas deve funcionar com qualquer tipo de filme preto-e-branco.

E tem um detalhe, revelando filmes Preto e Branco com esse sistema você acaba só precisando de um tanque com espiral e saber a temperatura ambiente. Aí é só olhar o tempo de correspondência na tabela impressa na embalagem do produto e “voilá”. Seu negativo está revelado!



É claro que os puristas dirão que esse processo é automático demais, não dando a possibilidade de interromper o processamento no momento em que o fotógrafo quer e frustando a possibilidade de criar efeitos especiais, ou mesmo corrigir uma foto mal tirada, mas para uma boa parte dos fotógrafos é uma mão na roda.

Vejamos se esse processo vai pegar. Se você quiser conhecer o produto visite a página do Df96 no site da Cinestill. A embalagem de 1 litro custa cerca de US$ 17,00 dólares no mercado americano.

E se você quer saber mais sobre revelar um filme no processo tradicional, veja esse artigo que publiquei anteriormente aqui no Blog.

Deixe uma resposta