Tutoriais

Dirigindo modelos para fotografar Stock Photos

Fotografar Stock Photos é produzir aquelas imagens genéricas feitas para serem utilizadas em publicidade, sites, revistas, apresentações de Powerpoint e tudo o mais que possa necessitar de algum tipo de ilustração fotográfica.

Há alguns anos atrás muitos fotógrafos viviam somente de produzir, distribuir e licenciar esse tipo de imagens para usos específicos, e quem tinha mais sucesso era o fotógrafo que soubesse criar e dirigir as melhores cenas com os melhores modelos.

Fotografar Stock Photos
Emilia Clarke de Game of Thrones posando para uma Stock Photo comercial

No entanto, com a crise da fotografia no mercado publicitário esse tempo talvez não volte mais, mas mesmo assim produzir a melhor “Stock Photo” continua sendo uma arte.

Foi por causa disso que achei o vídeo produzido pelo canal da revista de variedades Vanity Fair com a atriz Emilia Clarke muito interessante.



Nesse vídeo a atriz, famosa por fazer a personagem de Daenerys Targaryen no seriado “Game of Thrones” da rede HBO, prova que sua real vocação é posar para fotografias comerciais.

Encarnada como “Barbara, a mulher de negócios”, Emilia Clarke dá uma aula de como posar para fotos genéricas feitas para ilustrar Stock Photos.

Pose para Stock Photo com fundo infinito
Fotografar Stock Photos
Mesma pose com fundo trocado por piso comercial
Poses e Cenas para fotografar Stock Photos

As poses desenvolvidas pela atriz, e que são típicas de Stock Photos, são as seguintes:

  • Pessoas liderando um grupo de trabalho;
  • Pessoas demonstrando estatísticas no trabalho;
  • Pessoas sobrecarregadas de trabalho;
  • Pessoas com clima de “tudo vai dar certo”;
  • Mulheres de sucesso na área de negócios.

Eu senti falta de informações no vídeo e no canal sobre quem dirigiu e fotografou o ensaio. Acabamos só ouvindo a sua voz no fundo do vídeo.



Bem, apesar de já não ser uma área de trabalho fotográfico que dê muito dinheiro, o exercício de fotografar Stock Photos para uso comercial é ótimo. Ajuda a desenvolver nossa capacidade de criação e direção.

Aproveite, o vídeo tem apenas 4:28 minutos e é bem informativo.

Aliás, se você tem interesse em distribuir suas fotos em bancos de imagem veja esse artigo que publiquei anteriormente.

Ah, um detalhe interessante. Repare como algumas fotos são feitas com fundo infinito para serem trocadas por outros fundos, como espaços comerciais e escritórios. Você nem precisa usar uma locação, hehehe!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.