Notícias

Saiba quais das suas fotos servem para venda em bancos de imagem

Se você não tem nem paciência ou coragem para ter suas fotos analisadas por um crítico ou agente de venda de imagens seus problemas acabaram.

O site Everypixel.com oferece uma análise automática e instantânea baseada em uma rede neural que analisa sua imagem, descobre as melhores palavras chave para ela e ainda diz quais as chances de sua fotografia ser uma imagem inesquecível, daquelas que acabam aparecendo em todas as publicações mundo afora.

 

Analisando uma de minhas imagens entendi um pouco melhor o que se espera de uma imagem comercial

 

Segundo o DPreview.com “A rede neural é capaz de estimar a qualidade visual de uma imagem e aplica uma pontuação a cada arquivo que, se funcionar corretamente, poderia salvar muitas horas de trabalho de curadoria humana.”

Ainda segundo o site o CEO da Everypixel, Dmitry Shironosov, disse: “Designers, editores e fotógrafos experientes nos ajudaram a gerar um conjunto de dados de análise com 946.894 padrões positivos e negativos. Queríamos criar uma tecnologia que pudesse medir não só a estética das imagens comerciais mas também o seu potencial de vendas. Esta é a principal diferença entre nosso filtro inteligente e outras soluções que existem hoje. ”

 

Essa foto da Lua conseguiu uma ótima pontuação apesar de ter sido concebida como Fine Art

 

Testei o site com minhas imagens (todas que estão neste artigo) e realmente fiquei impressionado com os resultados. Por segurança usei imagens pequenas, de 300k a 1Mb, pois não tenho certeza se essas imagens poderiam ser repassadas a terceiros.

 

O sistema confundiu essa paisagem de São Paulo com a cidade de Tokyo no Japão

 

Percebi claramente que usar o sistema permite que possamos aprender um pouco mais sobre o mercado de “stock photos” bem como a forma como esses bancos de imagens escolhem os fotógrafos a serem por eles representados. Uma vez tive minhas imagens recusadas por uma agência de “Stock Photos” por serem muito autorais e então percebi que o meu mercado era mesmo o de Fine Art pois meu olhar e processo são mais artísticos do que comerciais.

 

Mais um exemplo da acuidade com que o sistema escolhe palavras-chave.

 

Se você quiser testar o sistema e ter suas fotos analisadas visite o site da Everypixel. Você pode descobrir que suas imagens podem ser uma nova fonte de renda apesar do mercado de imagens estar em baixa no momento.