A nova Fujifilm X-T100 é uma câmera bonita e acessível
O mais novo lançamento da Linha X de câmera mirrorless da Fujifilm é a X-T100. A novidade é que além de ser estilosa e compacta, ao que tudo indica a Fujifilm X-T100 será uma das mais acessíveis câmeras da empresa em termos de preço.
Em parte isso ocorre porquê a nova câmera utiliza o atual sensor CMOS APS-C de 24 Megapixels da Fujifilm com um filtro de cor Bayer tradicional, ao invés do famoso filtro X-Trans encontrado nas câmeras “topo de linha” da empresa.
Outro detalhe importante para que a câmera seja mais barata é de que a X-T100 é basicamente uma Fujifilm X-A5 reestilizada, com o mesmo mecanismo e o mesmo sistema de Auto Foco de 91 pontos por detecção de fase dessa que é a câmera de entrada da Fujifilm.
Além disso, um LCD totalmente articulado e um visor eletrônico OLED de alta resolução idêntico ao da superior X-T20, fazem dessa nova câmera uma tentação para quem quer começar a usar uma câmera da Linha X.
Vejamos as características da nova câmera:
- Resolução: 24,20 Megapixels
- Tamanho do sensor: APS-C
- Visor: EVF / LCD
- ISO nativo: 200 – 12.800
- ISO estendido: 100 – 51.200
- Obturador: 1/32000 – 30 segundos
- Disparo contínuo; 6 quadros por segundo em RAW, 26 quadros em JPEG.
- Exposição: TTL, medição por 256 zonas, Multi/Ponto/Mediana
- Modo de simulação de filmes: 11 tipos, PROVIA/STANDARD, Velvia/VIVID, ASTIA/SOFT, CLASSIC CHROME, PRO Neg Hi, PRO Neg. Std, MONOCHROME, MONOCHROME+Ye FILTER, MONOCHROME+R FILTER, MONOCHROME+G FILTER, SEPIA
- Gravação de vídeo: 4k, máximo de 30 minutos de gravação contínua
- Conectividade: WiFi e Bluetooth
- Armazenamento: Cartões SD / SDHC / SDXC
- Duração da bateria: aproximadamente 430 fotos, 150 minutos de filmagem em 4k ou 170 minutos em Full HD
- Dimensões: 121 x 83 x 47 mm
- Peso: 583 g só o corpo
O preço de lançamento da nova câmera será de US$ 599,00 dólares só o corpo da câmera ou US$ 699,00 com a nova lente de kit Fujinon XC 15-45mm F3.5-5.6 OIS PZ.
Aliás, a nova lente cobre uma distância focal que vai de 23mm a 69mm no equivalente a 35mm, e é a menor, mais leve e mais barata lente zoom intercambiável compatível com a montagem da linha X.
Enfim, a nova Fujifilm X-T100 estará disponível no mercado internacional em 18 de junho.
Eu particularmente achei a câmera muito bonita, mas para quem está acostumado com o filtro X-Trans não sei se essa é uma boa opção de equipamento. Tudo indica que os sensores equipados com o filtro X-Trans tem um comportamento muito parecido com um sensor Full Frame, no que toca nitidez e alcance dinâmico, e isso provavelmente essa nova câmera não terá.
De qualquer maneira a nova Fujifilm X-T100 deverá ser um imenso sucesso entre quem procura uma câmera de lentes intercambiáveis bonita, acessível (para essa categoria) e com os famosos filtros de simulação de filmes analógicos da Fujifilm.
Veja também o vídeo do canal Fuji Guys com as primeiras impressões da câmera.
E tem também o vídeo do Fuji Guys demonstrando as principais funções da câmera.
Obs.: Os vídeos estão em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.
Pingback: Conheça a Fujifilm X-T200 | Ricardo Hage