Inspire-se

Competição de Fotografia de Casamento anuncia ganhadores

Você já se perguntou quais são as características que fazem de uma foto de casamento algo inesquecível? Pois essa mesma pergunta deve ter se passado na cabeça dos jurados do International Wedding Photographer of the Year (IWPOTY) para escolher as Melhores Fotos de Casamento de 2017.

Os premiados acabaram de ser anunciados, e algumas imagens realmente são surpreendentes.

É preciso lembrar que, como sempre, houve um grande número de ganhadores do Canadá, país onde a fotografia tem se estabelecido com grande qualidade há vários anos.



Chama a atenção também a falta de ganhadores Europeus, onde a Fotografia de Casamento ainda é vista como uma coisa mais documental do que artística. Apesar disso é preciso notar que senti falta de ganhadores da Inglaterra, país com enorme tradição fotográfica, mas que talvez tenha mais fotógrafos amadores do que profissionais e por isso não apareça nas listagens dos prêmios.

Enfim, vejamos os ganhadores:

 

Grande Prêmio: Erika Mann, Canadá

Ganhadora da categoria Retrato Solo, seu trabalho teve a premiação máxima. A fotógrafa ganhou um prêmio de US$ 9,125 dólares divididos entre US$ 3.000 em dinheiro e uma Nikon D850. Tá bom, né?

Segundo Erika Mann: “Paige e Daniel (os noivos) tiveram um casamento simples, com a recepção no quintal da casa dos pais, com cerca de 25 convidados. Felizmente seus pais têm um dos quintais mais bonitos do planeta, que fica ao longo das margens do riacho Cougar Creek em Canmore, Alberta. Depois de uma tempestade curta e imprevisível, fomos presenteados com um arco-íris duplo incrível. Lanny (o assistente) e eu entramos no riacho para que pudéssemos desviar das casas e simplificar a moldura para uma foto com o arco-íris, a montanha e a noiva Paige, com o vestido ondulado no vento.”



Segundo Prêmio: Paul Woo, USA

Ganhador da categoria Captura única, o Americano Paul Woo foi o segundo classificado no Grande Prêmio pelo retrato do filho da noiva com lágrimas nos olhos durante a cerimônia.

Segundo Paul Woo, “A criança era filho da noiva. Enquanto todos se levantavam de seus acentos para esperar a noiva percorrer o corredor, ele começou a expressar emoção. Eu estava fotografando o casamento sozinho, sem assistente, e esse momento era difícil de ignorar porque a cena estava praticamente gritando atrás da câmera, e tive que priorizar esse momento ao invés da cena da noiva atravessando o corredor. Sim, consegui fotografar as duas cenas, mas sabia que esse momento era importante. Eu decidi captar aquela imagem porque todo mundo fala sobre fotografias épicas e intemporais, e para mim isso não significa fotografar lugares cênicos ou utilizar muito pós-processamento. O que é realmente intemporal são esses momentos.”



É interessante notar como a crítica de Woo às fotografias de casamento em paisagens dramáticas realça mais ainda a premiação da primeira colocada, que é exatamente uma foto desse tipo. Eu particularmente gosto de juntar as duas coisas. Tive uma experiência fotografando o casamento de uma amiga que resultou em imagens assim, mas como eu não ganho nem em Bingo não vou me atrever a me candidatar ao prêmio desse ano, hehehe!

E para terminar, os outros ganhadores são os seguintes:

  • Melhor Album: Francesco Gravina, Itália
  • Preto e Branco: Brumo Sauma, USA
  • Acompanhantes da Noiva: Angela Ruscheinski, Canadá
  • Retrato dos Noivos: Jayme Lang, Canadá
  • Danças no casamento: Mike Vallely, Canadá
  • Locação Épica: Lanny Mann, Canadá
  • Fotografando do Alto: Adrian O´Neill, Irlanda

Para ver as imagens ganhadoras e de outros participantes visite o site da premiação. Quem sabe você não fica inspirado e inscreve seus trabalhos de 2018 no próximo concurso?