ExclusivoInspire-se

Foto da Semana: casal na janela do Museu Republicano de Itu

A fotografia sempre possibilita captar momentos surpreendentes, daquele tipo que não esperávamos encontrar num determinado local.

Foi isso que aconteceu comigo em recente passeio na cidade de Itu no interior Paulista. Estava fotografando o jardim interno do Museu Republicano de Itu, um casarão muito antigo onde em 1873 foi realizada a histórica Convenção Republicana, quando me deparei com uma bonita cena se desenvolvendo à minha frente.



Em uma das janelas do segundo andar do casarão, à vista de todos, uma moça e um rapaz se aproximam e se beijam carinhosamente.

Pátio interno do Museu Republicano de Itu. Nesse momento reparei nas janelas.

A composição da imagem não podia ser mais perfeita. Numa sequência de fotos é possível acompanhar o meu olhar fotografando o pátio, descobrindo a cena, aproximando o zoom e captando a situação de maneira mais próxima.

Primeira aproximação da cena na janela

Todo esse movimento não durou mais do que alguns segundos, o que mostra bem como funciona meu processo criativo no conceito que chamo de “Uma janela aberta e um olhar atento”.

O interessante é que nesse caso a janela era real e tinha mais de 200 anos…

O casal se beija com a foto perfeitamente composta.

 

O casal se afasta. O beijo durou segundos.

Não fiz nenhum recorte ou recomposição nas imagens, a não ser um reenquadramento pequeno para o formato utilizado aqui no blog. A composição foi feita na câmera, enquanto a cena se desenvolvia.

Aliás, é bom notar que as fotografias foram obtidas com uma câmera Fujifilm X-T1 e lente Fujifilm XF 18-55mm F/2.8-4. Apesar de também ter registrado as imagens em formato RAW, as fotos exibidas aqui são os originais em JPG produzidos pela própria câmera com simulação de filme Fujifilm Velvia, para cores mais intensas e uso com paisagens.



Não sei se foi a melhor escolha e imagino que as imagens fiquem bonitas com tons mais suaves ou até mesmo em Preto e Branco, mas como queria publicar rapidamente o resultado escolhi aproveitar que os arquivos JPGs da Fuji são sempre confiáveis e de alta qualidade. Sei também que as imagens merecem passar por uma “revelação” das sombras e aumento dos detalhes, algo perfeitamente possível no Photoshop.

Agora, com o tempo, vou explorar melhor essas e outras fotos dentre os milhares de imagens que obtive nesse rápido passeio pelo interior Paulista.

Haja trabalho e pós-processamento, hehehe…