Tutoriais

Deixando seus retratos mais nítidos no Photoshop

Um dos grandes problemas dos fotógrafos atualmente é a capacidade que os smartphones, tvs 4K e computadores tem de mostrar imagens com uma nitidez nunca antes alcançada. O público se acostumou a ver imagens cada vez mais nítidas e isso anda obrigando os fotógrafos a grandes malabarismos técnicos.

No tempo da ampliação fotográfica em papel uma imagem imprecisa era sempre charmosa, mas agora pode ser considerada um erro por alguém que não tenha chegado na idade de ter vista cansada, hehehe.

É por isso que um tutorial em vídeo do canal PHLearn me chamou a atenção. Nele o apresentador Aaron Nace mostra o que considera o melhor método para melhorarmos a nitidez de um retrato, focando nas luzes e detalhes que interessam nesse tipo de trabalho fotográfico.



O vídeo tem 13:00 minutos de duração é é muito fácil de entender, apesar de apresentar um método bastante intensivo de uso das ferramentas e da lógica do Photoshop.

Eu mesmo tenho muita preguiça e acabo melhorando a nitidez das minhas imagens sempre meio que “nas coxas”, hehehe, mas se você quer ter certeza de que está manipulando suas imagens da melhor maneira possível, aproveite.

Still do vídeo

Os passos mostrados por Nace são os seguintes, lembrando sempre que o aumento de nitidez deve ser a última coisa que você deve fazer ao tratar uma imagem no Photoshop:

  • Abrir a foto a ser tratada;
  • Criar uma nova camada e aplicar nela em modo normal uma cópia da imagem anterior;
  • Retire a saturação de cor dessa nova camada, para que o aumento de nitidez não atinja as cores, mas apenas os detalhes;
  • Transforme a camada em Objeto Inteligente;
  • Mudar o modo de mixagem dessa camada para “sobrepor” (Overlay);
  • Aplique na camada o filtro Alta frequência (highpass);
  • Na janela de ajuste do filtro puxe o “slider” para achar o melhor ponto de aplicação. Você vai ver o resultado em tempo real na janela principal do Photoshop;
  • Para dar nitidez aos detalhes do rosto crie uma camada de máscara e use a ferramenta pincel para mascarar as áreas de pele que não devem ter sua nitidez aumentada, não evidenciando assim as imperfeições;
  • Para dar mais nitidez apenas a certos detalhes do rosto duplique a camada de trabalho, apague o mascaramento já feito, clique na camada do filtro inteligente e mude o grau de aplicação pensando agora apenas na melhor nitidez para os olhos, por exemplo;
  • Preencha a nova camada de máscara com preto e use o pincel apenas sobre os olhos da pessoas retratada;
  • Faça isso também sobre a boca e detalhes de cabelo e barba, caso haja;
  • Duplique essa camada para aumentar ainda mais a nitidez da imagem;
  • Se você não tem certeza se aplicou os níveis desejados de nitidez na foto, basta clicar em cada camada de filtro inteligente, mudar o ajuste, e ver a mudança em tempo real na foto inteira.



É possível que no caso de você reduzir a imagem final para publicar online a fotografia perda um pouco da nitidez, então siga esses passos:

  • Duplique a imagem, duplique essa camada como um novo arquivo, diminua o tamanho da imagem para cerca de 800 pixels de largura ou o tamanho pretendido e refaça os passos descritos anteriormente para mudar a nitidez do retrato reduzido.

Achou fácil? Acho que agora você entendeu porquê o trabalho de quem faz tratamento de imagens no Photoshop é caro…

Eu prefiro um método bem mais simples, mas como ninguém paga nada mesmo pelo meu trabalho não faz mal, hehehe.

Os passos que eu descrevi são apenas um guia simplificado do tutorial publicado pela PHlearn. Veja o vídeo com isso em mente e use a tradução automática para ajudar. Quem sabe assim você não aumenta a qualidade dos seus retratos e melhora como profissional da fotografia? Aproveite.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.