Tutoriais

9 dicas de composição para fotografar paisagens

Seja sincero, quantas vezes você estragou uma paisagem lindíssima por causa de uma fotografia mal enquadrada? Eu já disse por aqui que o mais importante na fotografia não é o equipamento nem o assunto, mas sim a composição da imagem.

É claro que seu pudesse eu não dispensaria uma câmera Leica ou um iPhone X para fotografar aquela paisagem impressionante com a qual nos deparamos subitamente numa curva de estrada, por exemplo, mas composição ainda seria tudo.



Então que tal estudar?  O fotógrafo Romeno Toma Bonciu postou em seu canal no Youtube um tutorial com 9 dicas de composição para fotografia de paisagem.

Still do vídeo

O vídeo de 9:50 minutos ensina como fazer para analisar a paisagem de maneira a dirigir como observador vai entender a imagem final.



As dicas ou exemplos são os seguintes:

  • Preencher o quadro da imagem: coloque muitos elementos da cena distribuídos através do quadro da fotografia
  • Centralizar a imagem: coloque o assunto principal do cenário bem no centro do campo visual
  • Destacar uma área de cor: focalize o olhar do observador em algum elemento da paisagem que se destaca pela cor e iluminação
  • Destacar o espaço negativo: utilize um elemento pequeno na paisagem em contraste com um fundo maior e mais simples
  • Procurar as linhas guias da cena: analise as linhas que compõem o cenário para melhor valoriza-lo
  • Direcionar o olhar da esquerda para a direita: faça com que o observador perceba os elementos da cena que estão à esquerda para então direciona-lo para a direita, como na escrita ocidental.
  • Valorizar a profundidade de campo: componha elementos distantes na paisagem para criar a ideia de grandiosidade na cena
  • Explorar os pontos de vista: procure na paisagem situações mais difíceis de serem observadas por uma pessoa que fica apenas no ponto de vista normal
  • Compor a imagem em “zigue-zague”: oriente a paisagem para que o observador seja obrigado a seguir com seus olhos pela cena fazendo um caminho incomum.



Os exemplos do vídeo são muito bonitos e é muito fácil de entender como aplicar essas dicas, então mãos à obra, e não perca mais nenhuma paisagem!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.