Tutoriais

10 funções escondidas do Adobe Lightroom

A maior parte dos profissionais de fotografia utiliza o software Adobe Lightroom para manejar a enorme quantidade de fotografias que captam em seus trabalhos  comerciais. Na prática até mesmo amadores utilizam esse aplicativo que se tornou o padrão para quem fotografa muito.

Bem, este não é meu caso porquê não gosto de ter que importar minhas imagens para dentro do Lightroom, mas como sei que meu público utiliza o software da Adobe resolvi divulgar mais um vídeo de Jamie Windsor.

Still do vídeo com tela do Adobe Lightroom

Na realidade o vídeo é do ano passado mas o site Dpreview.com resolveu redescobri-lo e ainda por cima fez um resumo do que Windsor considera as 10 funções importantes e escondidas do Adobe Lightroom que todo fotógrafo deveria conhecer. Que tal você conhecer essas funções também?

  1. Compartilhando online – Esse recurso integrado pode facilmente compartilhar um álbum de suas imagens com seus amigos e clientes, permitindo inclusive a marcação de favoritos e cometários.
  2. Obtendo cores mais fiéis – Uma pequena ferramenta de calibração de cores oculta no software foi atualizada pela Adobe recentemente fazendo com que a dica se mantenha ainda mais útil.
  3. Alterar a pré definição de opacidade – Essa dica precisa de um plug-in (The Fader), que não está diretamente integrado ao Lightroom, mas a ferramenta é gratuita para download e uma vez instalada você pode escolher a intensidade de qualquer predefinição aplicada as imagens.
  4. Ferramenta de ajuste direcionado – Em vez de usar os controles globais a ferramenta de ajuste direcionado permite ajustar as variáveis em apenas uma área específica da imagem, com efeito mínimo no restante da fotografia.
  5. Equiparação de exposições automáticas – É possível comparar um lote de fotos com exposições variadas após fazer a edição das imagens. Basta selecionar a ferramenta de equiparação de exposição automática no menu para que todas as fotos pareçam que foram obtidas exatamente com as mesmas configurações de iluminação. É a ferramenta perfeita para normatizar fotografias de casamentos ou esportes.



  1. Classificação de imagem acelerada – Em vez de usar as teclas de seta e pressionar números, basta pressionar a tecla “Caps Lock” no teclado e depois pressionar um número. O avanço será automático para a próxima imagem.
  2. Configurações automáticas seletivas – Mantendo a tecla “Shift” pressionada e clicando duas vezes sobre o controle deslizante de qualquer ajuste fará com que o Lightroom automaticamente forneça uma configuração adequada para aquela situação.
  3. Editar ferramentas de ajuste local – Se uma aplicação qualquer de efeito afetar todo o assunto principal de sua imagem basta clicar na ferramenta pincel e usar a função apagar para remover seletivamente o efeito que você não deseja.
  4. Tamanho ampliado dos controles deslizantes – Arraste para fora do quadro suas ferramentas de edição para que o controle seja ampliado, o que faz com que os controles deslizantes fiquem mais precisos.
  5. Visualizações mais precisas – Segurar a tecla “Alt” mostrará com mais precisão quais edições foram feitas na imagem o que é muito importante quando utilizamos as ferramentas de nitidez e exposição.

Parece que essas dicas funcionam na versão Adobe Lightroom Classic CC mas se você já está utilizando a versão baseada na nuvem algumas dessas funções estão alteradas. Teste para ver.



Como sempre os vídeos de Jamie Windsor são interessantes e instrutivos. Este tem apenas 12:00 minutos e pode mudar a forma como você trabalha suas fotografias. Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.