Inspire-se

Um fotógrafo que trabalha como se estivesse nos anos 1940

Você se lembra daqueles fotógrafos que saiam pelas ruas ou pelas praias fotografando casais e famílias para ganhar a vida? Pois isso ainda existe em Nova York (ou Nova Iorque, como quiser…).

Esse é o caso de Louis Mendes, que tem fotografado todo o tipo de gente na conhecida “Big Apple” por cerca de 50 anos.

Pois é, confesso que o que deveria nos inspirar me assusta um pouco, pois não deve ser uma vida muito fácil…

De qualquer maneira o canal do jornal “The New York Post” publicou um vídeo de 3 minutos mostrando um pouco do dia a dia desse fotógrafo tão singular.

Louis Mendes em seu trabalho em Nova York

Nele podemos ver que Mendes utiliza em seu trabalho uma câmera Speed Graphic produzida nos anos 1940. Segundo o site Petapixels.com, que também está divulgando o vídeo, Mendes usa roupas num estilo antigo como complemento para seu trabalho.

O fotógrafo não fez a transição para a fotografia digital, e utiliza apenas filmes analógicos instantâneos com sua câmera Speed Graphic. Ele tem preferência por utilizar o filme FP-100C da Fujifilm, que foi descontinuado em 2016 mas ainda tem estoques à venda. Mendes diz no vídeo que não sabe como vai continuar a trabalhar se os filmes analógicos desaparecerem completamente, dado seu amor por esse meio fotográfico.

Segundo ele declara no vídeo “”Pensar em não ser capaz de fotografar com mais nenhum filme é como ir para a cama e não acordar”. E complementa: “Por que eu tiro fotos todos os dias? É como respirar todos os dias”.



Mendes cobra US$ 20,00 dólares por fotografia, mas se o cliente achar o valor muito alto ele oferece a foto por uma “doação”, digamos assim. No final o cliente faz seu preço…

Por lá isso quase não acontece, mas pensando bem é bom que Mendes não seja Brasileiro, pois por aqui ele seria confrontado pela tal política do “preço justo”. Ninguém ia querer pagar nada e ainda iriam reclamar da qualidade!

Mendes trabalha quase todos os dias da semana e a maioria de suas fotos é vendida para as pessoas que fotografa. Dessa maneira o fotógrafo não tem registros da fotos que tirou.

Será que você já foi fotografo por ele em alguma de suas viagens? Veja o vídeo e confira se você teve essa sorte!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.