Inspire-se

Filmando a noite passar pelo Monte Everest em Timelapse

Cinco anos depois de publicar seu primeiro vídeo em Timelapse sobre o monte Everest, o mais alto do mundo, o fotógrafo e cineasta Elia Saikaly acaba de publicar um novo trabalho sobre o assunto.

Dessa vez Saikaly produziu um impressionante registro noturno sobre a montanha e seu entorno. Usando equipamento Canon e varando a noite enquanto seus colegas alpinistas dormiam, o fotógrafo criou um inspirador vídeo em Timelapse com 2:35 minutos de duração.

Still do vídeo mostrando o acampamento utilizado

Segundo Saikaly, as imagens utilizadas para fazer o Timelapse foram capturadas numa altura de até 6200 metros acima do nível do mar, no que é conhecido como Acampamento 2.

Eles dormiram no nível de 6000 metros durante três noites consecutivas na face leste do vizinho Monte Lobuche, esperando por um vislumbre do Everest daquele ponto de vista. Por volta das 23h da 2ª noite, os céus se abriram e o “topo do mundo” se revelou.

Diz Saikaly que “Em nenhum outro lugar do planeta vi a Via Láctea tão clara, tão brilhante e tão viva. É preciso muita disciplina para ficar acordado a noite toda capturando essa magia para que o resto do mundo possa experimenta-la também. Câmeras congelam. Seus obturadores congelam. As baterias congelam. Humanos congelam. O ambiente de alta altitude é debilitante na melhor das hipóteses. Nosso corpo fica sofrendo constantemente pelos baixos níveis de oxigênio na atmosfera. Quanto mais alto você sobe pior isso se torna.”

Still do vídeo com vista do Monte Everest

E tudo isso foi filmado com uma câmera Canon 1D C, duas Canons 5D Mark IIIs, uma 5DS R, uma lente de 24mm, uma de 16mm e uma de 11-24mm. Fico imaginando como é manipular essas câmeras no frio…

Bem, nós não precisamos passar por tudo isso graças a aventura de Elia Saikaly, então que tal aproveitar e ver o vídeo como inspiração ou mesmo para meditar?

Everest – A Time Lapse Film – II from Elia Saikaly on Vimeo.