Inspire-se

Fotografando Kyoto numa manhã gelada

É engraçado como somos bombardeados em nosso verão com vídeos de fotógrafos urbanos captando o inverno do Hemisfério Norte. Eu juro que procuro alguém em nossa terra que faça documentários sobre seu trabalho fotografando o verão, mesmo que seja estrangeiro, mas não encontro nada.

Então, já que nosso verão está acabando apesar do calor e das tempestades monstruosas que temos enfrentando, lá vai mais um vídeo gelado…

Dessa vez o fotógrafo Joe Allam acorda bem cedo na cidade de Kyoto, no Japão, para fotografar um bairro tranquilo e seu templo milenar.

Still do vídeo

Como é comum nesse tipo de vídeo, nenhum dado mais relevante sobre o local é dado. O que será que esse povo tem na cabeça?

Fiquei pensando nisso, mas como num determinado momento Allam fala que está andando, ou se dirigindo, para “Gion”, descobri o que queria saber. Fuçando bastante descobri que esse é o nome de um bairro de Kyoto.

O local, fundado durante a Idade Média Japonesa, fica bem em frente ao Templo de Yasaka chamado também de templo de Gion.

O bairro, segundo a Wikipedia, foi construído para acomodar viajantes e visitantes do templo. No final das contas o bairro se tornou um dos distritos mais exclusivos e conhecidos do Japão por suas Geishas. Isso talvez explique a quantidade de Casas de Chá e um certo cuidado “turístico” com as ruas, se bem que isso é bem comum no Japão.

Allam visita também o Nishiki Market, um dos mais famosos e antigos mercados de alimentos do Japão.

Nishiki Market fotografo por Joe Allam

Já que eu situei você em relação ao local agora posso para falar um pouco do vídeo. Allam resolve usar uma Fujifilm X100F de lente fixa, uma câmera projetada para fotógrafos urbanos e viagens, devido aos simuladores de cores típicos desse fabricante. Eu faria a mesma coisa.

Resolve também levar uma Canon 7D Mark II, porquê todo fotógrafo profissional que se preza tem uma delas. Eu não tenho e não usaria, hehehe.



Quanto as imagens, são de uma cidade limpa, charmosa e pacífica. Allam filma sua caminhada pelas ruas estreitas de Gion, fazendo comentários leves e fotografando algumas poucas paisagens o que por si só já nos acalma, o que também acontece no mercado Nishiki.

Acho que essa é a maior virtude desse vídeo de 8:00 minutos que nos desloca de maneira tão despretenciosa para uma realidade tranquila como a de uma manhã gelada na cidade de Kyoto. Aproveite e desacelere!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Fotografando Kyoto numa manhã gelada

Fechado para comentários.