celulares e smartphones

Asus Zenfone 3 Zoom, um smartphone para fotografar

A Asus foi uma das poucas empresas a lançar um smartphone com lente de zoom convencional. Para isso seus aparelhos tinham que ter maiores dimensões e pouca abertura da lente (f/4.8), o que tornava sua utilização difícil em situações de pouca luz.

A Asus mudou o conceito por trás de seus smartphones no Zenfone 3 Zoom, um aparelho que apresenta uma câmera dupla no estilo do iPhone 7 Plus.

 

Vista traseira do Asus Zenfone 3 Zoom

 

O Zenfone 3 Zoom oferece o mesmo “efeito bokeh” (desfoque de imagem) que o smartphone da Apple. Apresenta uma lente teleobjetiva que oferece uma distância focal equivalente a 59mm localizada bem ao lado de uma lente grande angular de 25mm. Cada lente tem um sensor de imagem com resolução de 12 megapixels.

A grande angular captura a imagem por um sensor mais sensível à luz do tipo IMX362 de 1/2.55″ polegadas e pixel com 1,4 μm, abertura de lente F1.7 e estabilização de imagem óptica.

A câmera também vem com Auto Foco por detecção de fase e assistência a laser, flash dual-LED e gravação de vídeo em 4K. Outras especificações incluem uma tela de 5,5 polegadas de 1080p com Gorilla Glass 5, um chipset Snapdragon 625 e uma enorme bateria de 5.000 mAh. Ah, e o Zenfone 3 Zoom é consideravelmente mais fino do que o seu antecessor.

Detalhe dos módulos da câmera do Asus Zenfone 3 Zoom

Anunciado na CES em Las Vegas no início do ano o Zenfone 3 Zoom já está à venda no mercado Brasileiro e algumas reclamações começaram a aparecer sobre o desempenho lento tanto do smartphone quanto da câmera. Parece que isso acontecia devido ao smartphone ter sido lançado com o Android 6.0 mas parece que a Asus já lançou uma atualização do Android 7.0 Nougat que melhorou o desempenho tanto da câmera quanto do smartphone em geral.

Algumas análises da versão com Android 7 do aparelho apresentam as seguintes considerações:

PRÓS

  • A câmera é rápida e responde bem aos comandos
  • O aplicativo da câmera tem muitas funções e o modo Manual mostra mudanças acontecendo em tempo real.
  • As lentes são bem definidas e de bom contraste sendo que a nitidez é alcançada até nos cantos extremos do sensor.
  • O controle de brancos automático é muito bom (Auto WB).
  • Usar alta sensibilidade com exposição adequada dá bons resultados até em ISO 6400. Em RAW o resultado é melhor uma vez que o Algoritmo de gravação em JPG mancha as imagens mesmo em ISO baixo. A câmera apresenta ruído de crominância mínimo e baixo ruído de luminância.

CONTRAS

  • Os JPGs ficam muito saturados e com muita nitidez por padrão, dando uma cara meio artificial às imagens.
  • Os arquivos RAW requerem muitos retoques e ajustes para ficarem com uma cara normal. É comum que apareçam vinhetas pesadas com uma cor esverdeada nas imagens RAW obtidas com a lente grande angular e em algumas áreas da teleobjetiva. Não é difícil consertar esses problemas em um software do tipo Lightroom ou Photoshop mas não dá para corrigir esses defeitos em aplicativos móveis. Fotografando em JPG os problemas são corrigidos automaticamente pela câmera.
  • Não há muita funcionalidade para fotografias em macro.
  • Quando usado com gravação de vídeo o EIS (estabilização de imagem digital) distorce mesmo cenas sem movimento. Desligue o EIS e utilize apenas o OIS (estabilização ótica de imagem).

 

A Asus publicou um vídeo mostrando o Zenfone 3 Zoom em ação nas mãos de Kryztof Kriz, fotógrafo profissional e professor na cidade de Praga, República Tcheca. Não é dos melhores vídeos promocionais que já vi mas dá pra ter uma idéia da câmera do smartphone.

De qualquer maneira o Asus Zenfone 3 Zoom é mais uma tentativa de resolver a questão do público consumidor, que quer uma câmera de verdade em um smartphone. Eu procuro uma solução para isso há quase 20 anos e acho que vou ter que esperar a Leica ter seu próprio smartphone.

Talvez não tenha que esperar muito pois o presidente da companhia andou falando que a Leica precisa ter um smartphone em sua linha de produtos. Será?

 

Veja também esse vídeo de 26:00 minutos do canal YourTechGuide com uma comparação entre o Asus Zenfone 3 Zoom e o Samsung Galaxy S7 Edge, que não é tão diferente assim do novo S8.

Obs.: Os vídeos estão em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.