CâmerasNotícias

Feliz aniversário Nikon

Ontem a mitológica fabricante de câmeras Nikon fez 100 anos. Fundada no Japão em 25 de julho de 1917 com o nome de Nippon Kogaku K.K a empresa se transformou de uma produtora de lentes de precisão em uma das marcas mais conhecidas de câmeras do mundo.

Como já falamos por aqui as câmeras da empresa foram “descobertas” fora do Japão em 1948 e daí para frente a Nikon sempre surpreendeu o mercado com novos produtos e novas tecnologias.

 

Still do vídeo de aniversário da Nikon

 

A crise do mercado mundial de fotografia (patrocinada pelo advento do smartphone) acabou fazendo com que a Nikon perdesse um pouco do rumo. Nos últimos anos vimos linhas inteiras de câmeras Nikon serem anunciadas para sumirem do mapa antes do lançamento e problemas de recall em câmeras avançadas o que demonstra no mínimo falta de controle de qualidade.

A companhia está se reestruturando e ainda não dá para saber o que vai acontecer mas muitos fotógrafos profissionais e amadores devem muito às possibilidades que as câmeras e lentes da Nikon proporcionaram nesses 100 anos.

Eu mesmo posso dizer que passei do mundo dos filmes analógicos para a fotografia digital séria (desculpe Casio e Sony) através da Nikon com os modelos Coolpix 990 (ver post), com a Nikon D70 e com a D5000. Não eram as câmeras mais profissionais do mundo (nunca deu para comprar as mais caras) mas me convenceram da possibilidade da fotografia digital substituir o filme químico. Ah, e não poderia esquecer da Coolpix P900 com seu zoom de 82 vezes, que me reavivou o interesse em ver o que acontece bem longe…

Além dos rumores e do “teaser” que a Nikon publicou sobre o desenvolvimento da Nikon D850, substituta da profissional D810, o site Nikon Anniversary website está divulgando um vídeo com uma “dança do aniversário” com funcionários da empresa e uma banda de rock japonesa conhecida como Mrs. Green Apple. Ah, o pop japonês…

Eu não gostei, prefiro a Kyary Pamyu Pamyu! Mas enfim, Parabéns pelo centenário, Nikon!